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Novas novas motos elétricas podem ganhar câmbio com simulação de marchas. Isso mesmo, a ideia é da taiwanesa Kymco, com a proposta de deixar os modelos com uma sensação de condução mais semelhante às motocicletas a combustão. Saiba como deve funcionar.

Novas motos elétricas podem ter câmbio

O conjunto do motor das motos elétricas dispensa a necessidade de caixa de marchas. Desta forma, os modelos não precisam dessa preocupação por parte dos condutores. Contudo, a característica não agrada a todos os usuários, acostumados com as mudanças de marchas que há mais de um século acompanham as motocicletas à combustão.

SuperNEX e RevoNEX.

SuperNEX e RevoNEX devem ganhar o simulador de câmbio manual

Pensando nisso, a Kymco patenteou uma caixa de velocidades eletrônica simulada. Segundo a marca, essa novidade poderá no futuro ser montada nos modelos elétricos da empresa, como a SuperNEX e RevoNEX.

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As motos elétricas já foram apresentadas como protótipo, sendo a SuperNEX uma esportiva e a RevoNEX um modelo naked. Contudo, essas máquinas tem lá suas diferenças, além do motor elétrico e da novidade do simulador do câmbio.

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Como vai funcionar a novidade?

Segundo registro de patente da Kymco, aparentemente, a novidade de câmbio para as motos elétricas nada mais é que uma transmissão manual convencional. Ou seja, um sistema com alavanca de caixa a ser operada com o pé e a manete de embreagem – como visto no final do vídeo acima.

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Contudo, é em seu funcionamento que as coisas mudam. No registro de patente nota-se que o sistema de transmissão é simulado. Ou seja, não existe de fato a caixa de velocidades e embreagem – apesar das opções de acionamento para o condutor.

Motos elétricas tem painel com indicador de rpm, manete de embreagem, câmbio com ponto morto e até som artificial de troca de marchas

Parece que a marca vai utilizar conectores – semelhantes a um acelerador eletrônico (sem cabo) – a uma unidade de controle para dosar a potência do motor elétrico. Esse “acionamento da transmissão” vai poder então variar em diferentes mapas para o acionamento elétrico.

Assim, os mapas é que vão simular as relações da caixa, o torque e a aceleração. Até o painel teria um indicador de rotação que, na verdade, é fictício. Por fim, um sistema de som projetado para fazer o som das mudanças de marchas fecha esse excêntrico pacote.

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Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]