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Recentemente, o Contran aprovou uma resolução para atualizar a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade. A lei veio para esclarecer pontos, como o de que até motos elétricas precisam de habilitação e emplacamento. Ainda está na dúvida se seu modelo precisa de tudo isso? Então confira mais detalhes.

Motos elétricas precisam de habilitação, seja qual for a potência… 

Aprovada em 15 de junho, a resolução  Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atualiza a classificação de veículos de duas rodas como ciclomotores e bicicletas elétricas. Segundo o órgão, a medida visa esclarecer regras e facilitar o registro e o licenciamento e claro, habilitação para condutores.

Sabe quais motos precisam de habilitação no Brasil? TODAS, literalmente todas. Elétricas, grandes, pequenas, com visual alternativo. Se tem ACELERADOR NO PUNHO, tem que ter placa e habilitação

Então, segundo o Contran ficaram definidas as seguintes classes:

  • Ciclomotor: veículo de duas ou três rodas com motor de até 50 cm³ limitada a uma velocidade máxima de 50km/h;
  • Bicicleta: veículo de propulsão humana (sem motor), dotado de duas rodas, não sendo similar à motocicleta, motoneta e ciclomotor, para efeito do Código de Trânsito Brasileiro (CTB);
  • Equipamentos de mobilidade individual autopropelidos: patinetes, skates e monociclos motorizados.

Em resumo, de forma simples e direta, não existe modelo algum de motocicleta que não precise de CNH ou ACC no país. A regra vale mesmo para aquelas pequenas motos elétricas com pedais, que têm tomado as ruas de cidades. Aliás, a resolução do Contran vem para esclarecer os condutores a respeito desse tipo de veículo nas ruas.

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Nem sempre a lei é cumprida, mas quando a fiscalização é aplicada vemos cenas como o recolhimento das pequenas elétricas…

 

 

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Scooter elétrica, e-bike… É tudo moto! 

As scooter elétricas estão invadindo as ruas e cidades do Brasil, em todas as regiões. São veículos leves, econômicos, que dispensam gasolina e que, erroneamente, muitas pessoas acreditam dispensar a necessidade de CNH ou itens de segurança – como capacete.

Mas como nem todos sabem claramente das regras, na hora de adquirir ou circular com as pequenas elétricas, recolhimentos de modelos têm sido realizados no país. É claro, ainda existem cidades em que a fiscalização não é efetiva. Contudo, quando é, se a lei for aplicada, os veículos podem ser retirados de circulação.

Parece uma cena comum… mas está tudo errado nesta foto. O ciclomotor não está emplacado, o piloto não tem capacete e está rodando numa área para bicicletas. Se a fiscalização pegar é multa, guincho e esporro. (Foto: Luiz Carlos Souza, NSC TV)

Segundo autoridades de trânsito, os recolhimentos ocorrem por falta de itens de segurança obrigatórios (uso de capacete) e falta de habilitação A ou ACC, que somente é concedida a maiores de 18 anos. Além disso, os ciclomotores não podem utilizar a ciclovia – o que é proibido.

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Ainda ficou na dúvida? Então confira a nossa série de matérias sobre o assunto aqui.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]