Publicidade

A Espanha vai proibir o uso de capacete do tipo โ€œjetโ€ e tornar obrigatรณrias luvas para motociclistas. A medida visa obrigar os motociclistas a utilizarem capacete integral ou modular. Confira o que deve mudar no paรญs europeu e que pode influenciar naรงรตes vizinhas.

Espanha quer proibir o uso de capacete abertoย ย 

A Direรงรฃo Geral de Trรขnsito (DGT) da Espanha obrigarรก os motociclistas a utilizarem capacete integral ou modular e luvas homologadasย quando circularem na estrada. O anรบncio foi realizado pelo ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, durante a apresentaรงรฃo dos balanรงos rodoviรกrios do ano de 2023.

capacete integral ou modular

Espanha vai permitir apenas o uso de capacete integral ou modular

Segundo a Direรงรฃo-Geral de Trรขnsito espanhola, as mortes de motociclistas aumentaram 19% em um ano, passando de 254 motociclistas mortos em 2022 para 299 mortos em 2023. Desta forma, a restriรงรฃo ao uso de capacetes abertos do tipo โ€œjetโ€ รฉ apenas uma das medidas para reduzir o nรบmero de mortes.

Publicidade

Veja tambรฉm:

Curso obrigatรณrio para motoristas com carteira Bย 

A Direรงรฃo Geral de Trรขnsito (DGT) da Espanha tambรฉm pretende estabelecer um curso obrigatรณrio para motoristas com carteira B – com trรชs anos de experiรชncia – que queiram guiar motocicletas de atรฉ 125 cc.

Segundo o ministro do Interior, este curso obrigatรณrio โ€œjรก estรก implementado em paรญses como Franรงa ou Alemanhaโ€. Ainda de acordo com o governo espanhol, a medida busca criar um exercรญcio prรฉvio de conhecimento da moto e da conduรงรฃo, โ€œque nada tem a ver com um veรญculo com traรงรฃo nas quatro rodas”, destacou o responsรกvel do Interior.

manobras perigosas

Na Espanha acidentes com moto envolvem modelos alta cilindrada e ocorrem em grande parte nos finais de semana

Publicidade

Em 2023, morreram no total 463 ‘vulnerรกveis’ โ€‹โ€‹(que sรฃo motociclistas, ciclistas e demais tipos de condutores), o que representa um aumento de 9% em relaรงรฃo a 2022. Segundo dados do governo, o perfil tรญpico dos motociclistas falecidos em 2023 correspondiam a homens entre 35 e 64 anos e com mais de dez anos de experiรชncia na carteira de habilitaรงรฃo.

Alรฉm disso, dois em cada trรชs motociclistas falecidos no ano passado conduziam motocicletas de alta cilindrada. Contudo, em metade dos casos o acidente ocorreu por saรญda da estrada, โ€œpor distraรงรฃo ou excesso de velocidadeโ€.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. รvido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]