Publicidade

A Yamaha é uma das maiores marcas de motos do mundo. E vive um belo momento – tanto no Brasil, como no exterior. Foi neste clima que a tradicional fabricante japonesa atingiu um novo recorde em 2023 em termos de vendas e de receitas. Mas e comparando com a concorrência, qual a relevância do feito? Veja os números e compare com Honda e Bajaj.

Yamaha bateu recorde global em 2023

A Yamaha divulgou os resultados financeiros do ano fiscal, que encerrou em dezembro de 2023. Segundo a empresa, as vendas resultaram em 2.414.800 milhões de ienes, referente ao total de 4,96 milhões de motos fabricadas no ano passado.

mt 09 2024 é uma das motos yamaha

Recorde: Yamaha vendeu quase 5 milhões de motos em 2023, acelerando especialmente em mercados emergentes

O número representa um aumento de 7,4% em relação ao ano anterior. Aliás, para a marca foi um recorde em termos de vendas e receitas. As negociações aumentaram, em parte, devido à forte procura por motos em diferentes mercados.

Publicidade

A demanda por motos manteve-se na Europa e nos Estados Unidos. Nos países em desenvolvimento aumentou, especialmente na Ásia, exceto no Vietnam e na China. E, claro, em mercados como a Indonésia, Índia e Brasil, as vendas continuaram a crescer.

Bajaj

Indianos da Bajaj vêm crescendo, mas ainda estão distantes da Yamaha. A 1,4 milhão de motos de distância, para ser mais exato

Veja também:

Yamaha cresceu no Brasil?

Nosso mercado contribuiu de forma significativa para este resultado positivo. Afinal, a marca viu suas vendas crescerem 27,7% no Brasil nos últimos dois anos.

Publicidade

Assim, o total de motos Yamaha vendidas no país saltou de 222 mil em 2022 para mais de 284 mil em 2023 – e poderia ter sido ainda maior se não fossem obstáculos externos, como a seca que afetou a Amazônia no segundo semestre.

motos yamaha no brasil

Embalada por lançamentos como a R15 e sucessos como a Lander 250, a Yamaha vive um ótimo momento no Brasil

 

Yamaha é maior que Honda ou Bajaj?

Com o recorde de quase 5 milhões de motos vendidas, a Yamaha reforça sua posição entre as maiores marcas do mundo. E toma distância de várias outras gigantes, como a Bajaj. Em 2023, a indiana vendeu ‘apenas’ 3,6 milhões de unidades.

Publicidade

Nem mesmo as gigantes se comparam à Honda. Japonesa vendeu 3,8x mais motos que a Yamaha e 5x mais que a Bajaj em 2023

Entretanto, nenhum número se compara aos da Honda. Só em 2023, a japonesa vendeu mais de 18,7 milhões de motocicletas em todo o mundo, segundo os dados da própria marca. Ou seja, 10,2% de aumento em comparação com 2022. Enquanto a Yamaha vendeu uma moto, a Honda emplacou mais de 3. No tempo em que a Bajaj entregou 1, a Honda comercializou mais de 5.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]