Publicidade

Durante a apresentação da R15, a Yamaha deixou claro qual seu objetivo no mercado brasileiro: crescer. A meta é atingir mais de 25% de market share já em 2023, calendário em que a fabricante pretende romper a marca das 300 mil motos emplacadas. E ela parece estar no caminho certo.

 

Vendas das motos Yamaha em 2023

A Yamaha concluiu o primeiro semestre de 2023 com motivos a comemorar. Isso porque emplacou 147.722 unidades, marcando um significativo aumento de 41% em relação ao calendário anterior – pois no mesmo período do ano passado foram vendidas 104.513 motos. Um crescimento muito acima da média do mercado, que expandiu cerca de 22,4% no mesmo intervalo. Os dados são da Fenabrave.

motos yamaha em 2023

A Yamaha está acelerando forte em 2023. Enquanto o setor cresceu 22% no semestre, a japonesa disparou 41%

Publicidade

Os números são fruto de uma estratégia agressiva e que foca em modelos de volume, ao invés de concentrar seus esforços em motocicletas que venderão poucas centenas ou milhares de unidades/ano. Esse posicionamento fica ainda mais claro ao analisarmos os últimos lançamentos da fabricante, todos de até 150 cc.

Em 2023, o principal anúncio da japonesa foi a R15. Já em 2022, ela apresentou as inéditas Fazer FZ 15 e scooter Fluo ABS, além de atualizar a XTZ 150 Crosser, tornando-a a melhor equipada da categoria.

yamaha em interlagos

Objetivo da marca é seguir crescendo, rumo às 300 mil motos emplacadas anualmente

 

Publicidade

Motos de sucesso da Yamaha no Brasil

Neste momento de expansão, algumas motos Yamaha se destacam pelo desempenho nas concessionárias. É o caso da Lander 250, que já vinha num ritmo acelerado. Em 2023 suas vendas mais que duplicaram, passando das 9.344 unidades de 2022 para 22.643 no primeiro semestre deste ano. Atualmente, é a moto mais emplacada da Yamaha no país.

Lander 250

A Lander 250 aproveitou as turbulências envolvendo a XRE 300 para vender como nunca. É a moto mais emplacada da Yamaha em 2023

Mas ela não está sozinha. A Fazer 250 (FZ25) viu seus registros saltarem 54% no período, passando de 14.254 para 21.955 unidades comercializadas. A scooter de entrada NEO está no mesmo ritmo. Passou das 5.456 para 8.563 motos no período, num crescimento de 56%. Já a NMax caiu de 10.786 para 6.954.

moto yamaha mt 07

Mesmo na alta cilindrada, onde carece de atualizações, a Yamaha cresceu em 2023. Um bom exemplo é a MT-07

Publicidade

Até na alta cilindrada, que não recebe novidades significativas há algum tempo, a Yamaha expandiu. O exemplo mais positivo é a MT-07, que quase duplicou suas vendas no período. Passaram de 638 para 1.162 unidades.

Veja também:

 

Como estão as outras marcas?

Felizmente, o mercado de motos brasileiro está crescendo em 2023. E significantemente, com 22,4% mais emplacamentos que no primeiro semestre do ano passado, reforçando a expectativa de concluir o calendário com mais de 1,5 milhão de novas motocicletas nas ruas. Assim, é natural que várias marcas estejam vendendo mais esse ano.

Honda cresceu 14% no período, emplacando mais de 555 mil motos (81% deste total são CG, Bros, Biz e Pop)

 

Mesmo sem apresentar novidades relevantes na baixa cilindrada em 2023, a Honda cresceu 14% no semestre. A gigante vendeu 68 mil motos a mais que no primeiro semestre do ano passado, ultrapassando a marca do meio milhão de unidades.

Outra marca que se destacou foi a Mottu. A empresa focada em alugar motos para entregadores registrou 6 mil motos em todo o ano de 2022… e mais de 20 mil só nos primeiros seis meses de 2023. Foram exatos 20.798 emplacamentos.

Mottu, que nem constava nos registros da Fenabrave até 2021, é a terceira maior ‘marca de motos’ de 2023. Está atrás apenas de Honda e Yamaha

Para fechar, a Haojue. A chinesa representada pela JTZ mais que dobrou suas vendas no semestre, emplacando 7.309 unidades nos seis primeiros meses de 2023 ante as 3.614 do mesmo recorte do ano passado. Sob o mesmo guarda-chuva está a Suzuki, que cresceu 46% no período, passando das 616 para 902 unidades emplacadas.

nk-150

A Haojue também teve aumento muito acima da média de mercado neste início de 2023. Na prática, viu seus emplacamentos dobrarem

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza