Publicidade

A espera terminou! A MotoGP já acelera a temporada 2024. Neste fim de semana, o Mundial de Motovelocidade faz a sua estreia no Catar. Além das mudanças de equipe, confira o que 2024 reserva de melhor para o calendário da categoria.

Calendário da MotoGP 2024

A MotoGP terá um calendário empolgante em 2024. Afinal, os fãs terão a oportunidade de acompanhar 21 etapas. O GP do Catar dará a largada no dia 10 de março, retomando sua posição tradicional de abertura. Em seguida, há corridas em Portugal e Estados Unidos.

Circuito das Américas, nos EUA

A turnê europeia começa com o GP da Espanha, destacando o retorno de Aragón ao calendário, juntamente com Barcelona e Valência, que encerra a temporada em novembro. O GP do Cazaquistão tenta sua sorte pela segunda vez, após um adiamento em 2023 devido a atrasos nas obras.

Publicidade

Circuito de Valência

Em seguida, antes da pausa de verão, a MotoGP ainda passa por Holanda e Alemanha, retornando em agosto com o GP da Grã-Bretanha. A categoria então se aventura na Ásia, com uma série de seis corridas, incluindo o aguardado GP da Índia, que estreou no calendário ano passado e abrirá a sequência asiática.

Circuito de Buddh deve receber outras corridas na MotoGP

Circuito de Buddh, na Índia

A pré-temporada de 2024 se dividiu entre Sepang, na Malásia, e Losail, no Catar. Contudo, o calendário enfrenta um desafio: 11 GPs colidem com a F1, afetando 50% da temporada e trazendo desafios adicionais para os fãs brasileiros devido a diferenças de fuso horário.

Publicidade

Por fim, para completar, a MotoGP adiciona o circuito húngaro de Balaton Park como reserva, aguardando aprovação da FIM. Sendo assim, com tantas novidades e desafios, a temporada 2024 promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos.

Confira o calendário da MotoGP 2024

  1. 10 de março – GP do Catar
  2. 24 de março – GP de Portugal
  3. 7 de abril – GP da Argentina (cancelado)
  4. 14 de abril – GP das Américas
  5. 28 de abril – GP da Espanha
  6. 12 de maio – GP da França
  7. 26 de maio – GP da Catalunha
  8. 2 de junho – GP da Itália
  9. 16 de junho – GP do Cazaquistão
  10. 30 de junho – GP da Holanda
  11. 07 de julho – GP da Alemanha
  12. 04 de agosto – GP da Grã Bretanha
  13. 18 de agosto – GP da Áustria
  14. 01 de setembro – GP de Aragón
  15. 08 de setembro – GP de San Marino
  16. 22 de setembro – GP da Índia
  17. 29 de setembro – GP da Indonésia
  18. 06 de outubro – GP do Japão
  19. 20 de outubro – GP da Austrália
  20. 27 de outubro – GP da Tailândia
  21. 3 de novembro – GP da Malásia
  22. 17 de novembro – GP de Valência

Equipes e pilotos para ficar de olho em 2024

Nesta temporada, os olhos estarão novamente voltados às Ducati, não só com a equipe principal e campeã como também as satélite Gresini, Alma Pramac Racing e Mooney V46. O italiano Francesco Bagnaia (Ducati) vem para buscar o tricampeonato e, quem sabe, aumentar ainda mais a sua hegemonia na categoria. Nesta temporada se espera um pouco mais de seu companheiro de equipe, Enea Bastianini, que até então não conseguiu ser um adversário à altura do bicampeão.

Francesco Bagnaia e Enea Bastianini Ducati

Publicidade

 

Porém, mesmo com o atual bicampeão na pista, as atenções também irão para Marc Márquez (Gresini). O espanhol octacampeão mundial estará pela primeira vez fora da Honda, equipe com a qual faturou seis títulos na categoria principal MotoGP. Agora, defendendo as cores da Gresini ao lado de seu irmão, Alex Márquez, em uma equipe que usa as motos do Ducati, o piloto tem a chance de disputar melhores posições no grid.

Veja também:

 

Por fim, saindo do universo Ducati, a KTM mostrou ser a única equipe que pôde rivalizar com as Ducati em 2023. Assim, a expectativa é que a Yamaha com Fabio Quartararo e Alex Rins, e a Honda, com os pilotos Joan Mir e Luca Marini, possam vir mais competitivas neste ano. Afinal, se tem uma coisa que o fã da MotoGP aprendeu a amar é a competitividade e disputas acirradas do grid.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.