Publicidade

Em 2024, o Campeonato Mundial de Motovelocidade está completando 75 anos de existência. Fundado em 1949, surgiu antes mesmo da Fórmula 1. Uma história incrível, repleta de momentos fabulosos, adrenalina e conquistas.

Por isso, separamos 5 marcas históricas que foram estabelecidas ao longo das décadas. Veja alguns recordes marcantes que perduram até hoje e que dificilmente alguém poderá superar. Afinal, os números constroem as lendas do esporte.

MotoGP: Giacomo Agostini, 15 vezes campeão Mundial

Antes de tudo, o maior de todos. O italiano Giacomo Agostini lidera com 15 títulos mundiais, sendo 8 na categoria principal. Atualmente, quem está mais perto de atingir essa marca história é o espanhol Marc Márquez, com 6 títulos. No entanto, A história de Giacomo Agostini excede a própria MotoGP, sendo de longe o maior nome da motovelocidade.

Giacomo Agostini

Publicidade

Valentino Rossi, o maior número de corridas na carreira

Logo atrás de Giacomo Agostini, com 7 títulos na classe rainha, está outro ícone italiano: Valentino Rossi. Entre inúmercas marcas impressionantes, Rossi detém o recorde de mais corridas disputadas na MotoGP. Sendo 372 provas entre 2000 e 2021, incluindo 199 pódios e 89 vitórias. Se contarmos as largadas nas categorias de acesso, o total chega a inatingíveis 432 corridas.

Valentino Rossi será homenageado no MotoGP da Itália

Valentino Rossi

Um recorde a ser quebrado na MotoGP: a maior velocidade

Em termos de velocidade pura, Brad Binder impressionou a todos ao atingir 366,1 km/h com sua Red Bull KTM, no GP da Itália em 2023. Lembrando que, essa é a maior velocidade de reta que uma moto já atingiu na categoria, outros elementos como volta mais rápida desse circuito não entram nessa categoria. Apesar de notório, este é um recorde que deve ser superado em breve.

Brad Binder com a KTM Red Bull na Itália

Publicidade

Maior e o menor número de vitórias em uma edição

Falando em mitos da MotoGP, hora de lembrar Marc Márquez. O espanhol detém o título de melhor temporada já disputada: 75% de aproveitamento, faturando 13 das 18 corridas disputadas em 2014. Aliás, venceu ininterruptamente as 10 primeiras provas. E foi campeão naquele ano, claro.

MotoGP da Alemanha Márc Márquez

Piloto mais jovem a vencer uma prova da MotoGP, Márquez também detém o título de melhor temporada: em 2014, venceu 75% das provas disputadas (com direito a 10 primeiros lugares em sequência)

No outro extremo, Joan Mir surpreende por um número bem inusitado. O piloto demonstrou que é possível conquistar o campeonato com apenas uma vitória na temporada. Esse feito ocorreu em 2020, vencendo apenas a etapa da Europa, e mesmo assim terminando com 171 pontos à frente do segundo colocado. Parece inacreditável, mas é apenas MotoGP.

joan mir na motogp

Joan Mir provou, em 2020, que a simples regularidade pode vencer um campeonato. O espanhol faturou o título vencendo ‘apenas’ uma corrida

Publicidade

O mais velho e o mais jovem a vencer na MotoGP

Quando o assunto é idade, Marc Márquez provou ser um prodígio ao se tornar o mais jovem a vencer uma corrida da MotoGP com apenas 20 anos e 63 dias, no MotoGP das Américas de 2013. No outro extremo, Fergus Anderson mostrou que nunca é tarde para sonhar. O piloto detém o título de mais velho a vencer uma corrida na categoria, com 44 anos e 237 dias, no MotoGP da Espanha de 1953.

O inglês Fergus Anderson é o piloto mais velho a vencer uma prova na categoria máxima do Mundial, aos 44 anos. Ainda, faturou dois títulos nas 350 cc e outros dois no TT Isle of Man

Veja também:

Equipe com mais títulos

Por fim, a Honda se destaca como a equipe com mais vitórias, cruzando a linha de chegada na frente em 312 GPs e conquistando 25 títulos mundiais. Em seguida, a Yamaha segue com 248 vitórias e empatada com a MV Agusta em número de títulos, cada uma com 18.

honda é a maior da motogp

Parceira de ícones como Valentino Rossi, Michael Doohan, Marc Márquez e Eddie Lawson, a Honda é a maior vencedora e campeã do Mundial de Motovelocidade / MotoGP

Vendo esses números é claro que aumenta a ansiedade para a temporada de 2024, para continuar vendo a história sendo escrita sob duas rodas na MotoGP.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.