Publicidade

A contagem regressiva continua para Marc Marquez, que espera pela primeira corrida de 2014 no Qatar. O Campeão do Mundo de MotoGP não participou dos testes da Malásia e da Austrália devido a uma fratura na fíbula e sabe que não estará a 100% no início da temporada, mas está confiante que irá conseguir estar no grid da primeira corrida. O piloto da Repsol Honda fala sobre a segunda temporada na Categoria Rainha, onde terá a difícil tarefa de defender o título.

Marquez: "Defender o título é um novo desafio para mim"

Marquez: "Defender o título é um novo desafio para mim"

A pergunta que qualquer equipe, adversário ou fã quer saber a resposta: como está o Campeão do Mundo depois da lesão? Já recuperado?
MM – “Estou melhorando. O osso está recuperado, o que é importante, e cada vez que vou ver o Dr. Mir ele diz-me que a minha condição está melhor. Estou gradualmente fazendo cada vez mais exercícios, por isso vamos ver como estarei no Qatar. É claro que não vou estar a 100%, mas vou tentar estar tão bem preparado quanto possível”.

Como é encaras o início do Campeonato do Mundo, sem ter estado em pista nos últimos dois meses?
MM – “Claro que preferia ir para o Qatar completamente preparado depois de uma pré-temporada normal, mas a realidade é outra. Tenho de ter calma, especialmente no primeiro treino, porque já não piloto há um mês e meio. A verdade é que o primeiro teste em Sepang correu muito bem e o fato de termos conseguido experimentar muitas coisas tranquiliza-nos, mas claro que ainda temos coisas por fazer da lista de ‘coisas a fazer’ da pré-temporada. Vamos ter que trabalhar um pouco mais nas primeiras corridas. A prioridade no Qatar é levar as coisas com calma”.

Publicidade

No início de Fevereiro você pilotou uma Honda. Amoto mudou muito em relação à máquina do ano passado?
MM – “Não, a mota de 2014 é muito semelhante à do ano passado. Obviamente que tivemos de adaptar a motoa aos novos regulamentos, em especial no que diz respeito ao consumo de combustível. O chassis e o braço oscilante são diferentes, mas o comportamento da moto é muito semelhante. O mais importante é que melhoramos. Com estas alterações e a base que já tínhamos do ano passado estamos melhor, mas claro que ainda temos de avaliar tudo nos diferentes circuitos”.

Como é que você vê esta temporada com uma nova luta entre três pilotos espanhóis, o rejuvenescimento de Valentino Rossi e as novas regras Open?
MM – “O Campeonato do Mundo de 2014 vai ser difícil e mais ainda depois de ter assistido à pré-temporada em casa. Muitos pilotos fizeram bons tempos. Vai também ser interessante ver como as coisas funcionam sob as regras Open, porque em especial na qualificação podem ficar muitas vezes à nossa frente graças ao pneu traseiro macio. A competição será maior – é claro que, em teoria, os nossos maiores adversários são Jorge Lorenzo ou Dani Pedrosa, mas o Rossi acabou de fazer uma grande pré-temporada; está com um grande ritmo, que foi o que lhe faltou no ano passado. Vamos também ter atenção à Ducati, a estreia de Pol ESpargaró no MotoGP e de Aleix ESpargaró com as regras Open … Tenho a certeza que vai haver diversão para todos os fãs”.

Depois de conquistar o título, neste ano você é o favorito. Sente a pressão?
MM – “A pressão está lá: para ser campeão, para defender o título. Vamos ter que ter cuidado, porque logo desde a primeira sessão de treinos vamos ter o mundo olhando para nós. Na primeira corrida temos a desculpa de termos ficado de fora nos testes da pré-temporada, mas também nós próprios vamos ver como as coisas acontecem. O importante é conquistar pontos e, depois, em Austin vai ser outro fim-de-semana normal”.

Nunca defendendeu um título de campeão. Manter o título é o grande objetivo?
MM – “Vai ser interessante passar pela experiência de defender o título, porque até agora, sempre que venci um título passei para a categoria seguinte. Este ano, apesar de estar na mesma categoria, é um novo desafio para mim. Nunca tive esta experiência antes e penso que será muito bom. Não vou correr com o número 1, porque o número 93 deu-me sorte e não quis mudar. Mas, sei que sou o atual campeão e vamos tentar defender o título”.

Publicidade

Finalmente, uma previsão para o Top 3 desta temporada e o que vai ser o 20º aniversário da equipe Repsol Honda?
MM – “A minha aposta para o MotoGP é: Eu em primeiro e o Dani em segundo, e o Jorge (Lorenzo) em terceiro”.

O início da temporada 2014 da MotoGP™ acontece no próximo dia 23 de março no Circuito de Losail no Qatar.

 

Publicidade