O Brasil pode ter uma nova fábrica de motos em breve. Para isso, basta que os planos da KTM sigam avançando. A gigante austríaca parece estar interessada em expandir sua operação no país e, nesta semana, obteve autorização inicial para fazer a montagem de motocicletas em Manaus. Saiba o que deve vir por aí.
Nova fábrica de motos: KTM pode produzir 22 mil unidades
A empresa encaminhou um ‘projeto industrial de implantação’ ao Conselho de Desenvolvimento do Amazonas, a fim de iniciar os trâmites legais de abertura de uma fábrica no Polo Industrial. E o Codam deferiu o pedido, garantindo acesso aos benefícios fiscais. Agora, o assunto deve avançar em outras áreas, como a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Segundo o parecer do Codam, a KTM pretende investir R$ 97 milhões em sua nova fábrica de motos, ao longo de 3 anos. Desta forma, poderá montar modelos de baixa, média e alta cilindrada, com a projeção de fabricar 15,5 mil motos pequenas (de até 450 cilindradas) e 6,7 mil motos grandes (acima de 450 cc). Assim, totalizando mais de 22 mil motocicletas logo nos três primeiros anos de operação.
Além disso, a unidade deve gerar 106 empregos diretos. Veja o documento do Conselho abaixo.
Fábrica da KTM no Brasil
Referência no off-road e em motos de alto desempenho, a KTM ainda não se pronunciou oficialmente sobre sua possível nova fábrica no país. Atualmente, a empresa é representada no Brasil pela Factory Powersports e monta suas motocicletas na fábrica da Dafra, no Polo Industrial de Manaus. É de lá que saem os produtos nacionalizados da marca, como Duke 390 e 250 SX-F.
Portanto, ainda é cedo para cravar quando – e até ‘se’ – a KTM de fato terá uma fábrica própria no Brasil, bem como os detalhes da operação. É preciso aguardar uma posição oficial da empresa, assim como o avanço da pauta nos próximos passos legais e burocráticos.
Veja também:
- Quanto custam as motos KTM off road no Brasil em 2024?
- Com ‘motor KTM’, big trail chinesa barata quer encarar Terene 700
Investimentos ao redor do mundo
Para encerrar o assunto de uma nova fábrica de motos da KTM no Brasil, vale lembrar que a empresa está numa crescente ao redor do mundo. Marca, não, grupo. A austríaca pertence ao Pierer Mobility, conglomerado que, além da KTM, tem em seu portfólio marcas como Husqvarna, GasGas, WP (suspensões) e Felt (bicicletas). Acelerando seus investimentos no setor, recentemente expandiu sua participação na MV Agusta, se tornando sócia majoritária na icônica marca italiana. Inclusive, o grupo já está norteando os novos lançamentos da MV.