Durante o Maio Amarelo a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – promoveu ações pela segurança no trânsito. Uma delas foi a 24ª edição do MotoCheck-Up, em Brasília (DF) e outra foi a blitz educativa para motociclistas e ciclistas que se repetiu em diversos pontos considerados críticos da cidade de São Paulo.
Abraciclo: saiba mais
Em Brasília, 1.112 motociclistas passaram pelo MotoCheck-Up e tiveram suas motos inspecionadas em 21 itens, receberam instruções sobre pilotagem defensiva, ganharam vales para troca de óleo e responderam à uma pesquisa bem abrangente feita pela Abraciclo. Veja a seguir as conclusões tiradas a partir desta amostra de 1.112 motociclistas de Brasília:
Uso da moto
- 66,1% rodam mais de 100 km/dia
- 36,7% rodam mais de 200 km/dia
- 52,2% trabalham como motofretistas
- 7,6% são funcionários públicos
- 26% usam a moto 2 horas/dia
- 16,5% usam a moto 8 horas/dia
- 12,7% usam a moto 12 horas/dia
- 84% usam a moto como meio de transporte para o trabalho
- 15% usam a moto para lazer
- 1% usam a moto para ir e voltar à escola ou faculdade
- 50% não costuma levar garupa
Habilitação (CNH)
- 51% pilota há menos de 10 anos
- 22% pilota há mais de 20 anos
- 75% são habilitados nas categorias A/B
- 17,1% são habilitados nas categorias A/D
Perfil pessoal
- 97% são homens
- 38,2% tem entre 26 e 35 anos
- 32,6% tem entre 36 e 45 anos
- 51% concluíram o ensino médio
- 23,6% concluíram o curso superior
- 50,9% são solteiros
- 43,2% são casados
- 5,95 são divorciados
- 30% não tem filhos
- 26,4% tem dois filhos
- 26,2% tem um filho
Segurança
- 52% já sofreram acidentes
- 56,7% usam jaqueta
- 43,1% vestem luvas
- 39,4% calçam botas
- 4,7% se protegem com joelheiras
- 100% usam capacete
As motos
- 69% das motos tem motores de 51 a 163 cm³
- 17,2% das motos tem motores de 161 a 450 cm³
- 8,6% das motos tem motores de 451 a 800 cm³
- 4,8% das motos tem motores maiores que 800 cm³
- 6,8% das motos tinham o freio dianteiro desgastado
- 5,9% das motos precisavam não tinham luz de freio
- 5,3% das motos tinham o freio traseiro desgastado
- 4,8% das motos tinham o sistema de transmissão e o pneu traseiro desgastados
Nas 24 edições do MotoCheck-Up realizadas de 2008 a 2019 pela Abraciclo, foram atendidos 50.931 motociclistas de várias cidades brasileiras. No levantamento acumulado das 24 edições, os cinco itens que apresentaram mais desgastes foram, pela ordem:
- Freio traseiro (28,4%)
- Freio dianteiro (23,4%)
- Sistema de transmissão (22,9%)
- Luz do freio (21,9%)
- Amortecedor traseiro (18,2%)