Publicidade

Sabe qual o único item que você precisa garantir para que o passeio de moto não termine em infração de trânsito? Pois é, estamos falando do capacete!

Pela lei brasileira, ele é o único equipamento obrigatório para andar de moto no país e precisa cumprir alguns requisitos para ser liberado na fiscalização sem que o motociclista receba uma multa.

capacete é obrigatório para andar de moto

O capacete é o único item obrigatório para pilotar uma motocicleta

O uso do capacete é obrigatório por lei desde 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ainda assim, existem motociclistas que insistem em não usar o item ou continuar com um equipamento irregular.

Publicidade

 

Capacete, item obrigatório para andar de moto

capacete é obrigatório para andar de moto

O capacete deve se encaixar perfeitamente ao tamanho da sua cabeça, sem folgas

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor e passageiro devem utilizar o capacete e seguir algumas regras, como usar um equipamento certificado pelo INMETRO, que seja do tamanho correto e que esteja afivelado corretamente abaixo da mandíbula.

Contudo, os capacetes comprados no exterior com numeração superior a 64 estão dispensados da certificação do INMETRO. Além disso, o CTB destaca que o capacete deve conter uma viseira ou óculos de proteção, em boas condições de uso.

Publicidade
capacete é obrigatório para andar de moto

O óculos externo é um item obrigatório em capacetes sem viseira

Porém, nada de usar óculos de sol, óculos corretivos ou de segurança do trabalho (EPI) para substituir os óculos de proteção. O CTB deixa claro que não pode haver esse tipo de substituição, sendo necesário usar óculos específicos para capacetes.

Veja também:

Capacete quebrado pode?

Assim, além das regulamentações, o estado geral do capacete também pode ser avaliado durante uma fiscalização. Por isso, caso tenha levado uma queda e quebrou o capacete, é recomendado que compre outro para que o acessório obrigatório consiga cumprir sua função de proteção. 

Publicidade
acessório obrigatório

O capacete danificado deve ser trocado por outro em condições ideais para o uso

Outra regra importante é que durante a noite o motociclista deve lembrar de usar apenas viseira transparente. Assim, as escuras e coloridas são proibidas no período noturno.

No entanto, caso precise de viseira escura durante o dia, a permite a utilização do tipo de viseira escurecida de fábrica. Nada de colocar película na viseira do capacete e nos óculos de proteção, porque o CTB também proíbe.

Dessa forma, invista no acessório obrigatório para trazer mais segurança ao seu dia a dia enquanto motociclista. Dê prioridade para os modelos fechados, que protegem toda a cabeça (inclusive a mandíbula e rosto) e também materiais de qualidade para o casco e o forro.

 

O que é aconselhável, mas não obrigatório para andar de moto

Acessórios não obrigatórios  auxiliam no aumento da segurança na hora de pegar a estrada

Por fim, alguns acessórios não são obrigatórios, mas podem fazer toda a diferença na hora de garantir um passeio com segurança. Assim, escolha roupas projetadas especialmente para o uso sobre duas rodas, como jaquetas com proteção, calça e luvas.

Outro item que merece atenção é o calçado. Nada de pilotar descalço, tampouco de salto alto. Escolha sapato resistente e que seja confortável. Prerefencialmente, opte por uma bota que proteja todo o pé e também os tornozelos, reduzindo a chance de torções em eventuais quedas.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha