Publicidade
Versys 1000: longas viagens com desempenho esportivo, mas longe dos maus caminhos

Versys 1000: longas viagens com desempenho esportivo, mas longe dos piores caminhos de terra

“Sua viagem nunca mais serรก a mesma.” Com esta frase a Kawasaki resume o lanรงamento da novรญssima Versys 1000, uma touring travestida de big trail que procura privilegiar o conforto para longos percursos. Ela atรฉ parece uma big trail, mas basta olhar os pneus para perceber que ela nรฃo se sai muito bem no fora-de-estrada. Portanto, a Kawasaki Versys 1000 deve ser tratada como uma touring mesmo.

Seu motor de 4 cilindros tem vocaรงรฃo esportiva, pois รฉ o mesmo da Kawasaki Z 1000. A caixa de marchas recebeu mudanรงas para deixar as duas primeiras marchas mais curtas para compensar o peso maior. A ciclรญstica da moto tambรฉm รฉ voltada para o conforto do piloto e garupa, com a posiรงรฃo de pilotar mais ereta e com todas as funcionalidades do que hรก de mais moderno em termos de eletrรดnica para uma motocicleta que encara longas aventuras e diferentes condiรงรตes de terreno.

Painel moderno e funcional, como tem que ser nesta categoria de motos

Painel moderno e funcional, como tem que ser nesta categoria de motos

Publicidade

A Versys 1000 foi lanรงada em dezembro na Europa (confira a apresentaรงรฃo aqui) e chega agora ao mercado brasileiro para o consumidor brasileiro, fato que demonstra a vontade de Kawasaki do Brasil de manter sua linha de motocicletas alinhada com o que hรก de mais recente em outros mercados importantes. A concorrรชncia neste segmento รฉ brutal e feroz: Yamaha XT 1200Z Super Tรฉnรฉrรฉ, BMW R 1200 GS, Ducati Multistrada…

Destacam-se no modelo o para-brisa com ajuste manual sem a necessidade de ferramentas, o bagageiro e a alรงa do garupa construรญdos em alumรญnio jรก preparados para receber baรบs e malas laterais, cuja capacidade de carga chega a 220 kg de carga (com piloto e garupa). O assento รฉ em dois nรญveis para acomodar o piloto e o garupa em posiรงรฃo confortรกvel e segura. O desenho do modelo segue o padrรฃo de sua irmรฃ menor, com o farol duplo na vertical. O chassi รฉ em alumรญnio fundido com um sub-chassi em treliรงa de aรงo.ย As suspensรตes sรฃo outro destaque da moto. Na dianteira hรก um garfo telescรณpico invertido Kayaba com canelas de 43 mm, com ajuste da prรฉ-carga da mola e do retorno, enquanto na traseira, um amortecedor a gรกs fixado horizontalmente em balanรงa, ajustรกvel no retorno e na prรฉ-carga da mola. Em ambas, o curso รฉ de 150 mm.

ร‰ a รบnica na categoria com motor de 4 cilindros

ร‰ a รบnica na categoria com motor de 4 cilindros em linha

Os comandos que ajustam a parte eletrรดnica da moto estรฃo no punho esquerdo. Nele hรก ainda o botรฃo lampejador de farol e do pisca alerta. ร‰ possรญvel selecionar o modo de entrega de potรชncia (PMS – Power Mode Selection) dentre 2 modos diferentes: Full Power, 100% da forรงa do motor ou Low Power, 75% apenas, que aliado ao modo de traรงรฃo para baixa aderรชncia, transmite mais seguranรงa e estabilidade em dias chuvosos e pisos escorregadios, por exemplo. O motor รฉ um 4 cilindros em linha de duplo comando no cabeรงote (DOHC) e 16 vรกlvulas com 1043 cmยณ de cilindrada. O torque รฉ de 10,4 kgf.m a 7700 rpm e potรชncia de 118 cv a 9000 rpm, alimentado pela injeรงรฃo eletrรดnica Keihin.

Publicidade

Oferecida unicamente com freios dotados de sistema ABS de รบltima geraรงรฃo, na dianteira ela tem disco duplo semi-flutuante de 300 mm em formato margarida, com pinรงas de 4 pistรตes opostos, enquanto a traseiro utiliza disco simples de 250 mm em formato margarida e pinรงa de pistรฃo simples.ย O controle de traรงรฃo 3-Mode KTRC (Kawasaki Traction Control) gerencia o funcionamento da moto e oferece 3 modos selecionรกveis, de acordo com o desejo do piloto de ter mais ou menos interferรชncia do sistema na pilotagem. ร‰ possรญvel ainda desligar toda a interferรชncia do sistema.

Linhas modernas e perfil esguio: vai bem nas zonas urbanas

Linhas modernas e perfil esguio: vai bem nas zonas urbanas

O painel de instrumentos apresenta conta-giros com mostrador analรณgico e display digital com velocรญmetro, hodรดmetro total e parcial A e B, relรณgio, computador de bordo e funรงรฃo que mostra consumo instantรขneo e mรฉdio, indicador de pilotagem econรดmica, indicador da autonomia de combustรญvel, marcador de combustรญvel, indicadores de temperatura do liquido de arrefecimento, seletor do modo de potรชncia (PMS) e modo de traรงรฃo (KTRC), alรฉm das luzes indicadoras de injeรงรฃo, ABS e neutro, dentre outras.

Disponรญvel apenas na cor branca (Pearl Stardust White) a Kawasaki Versys 1000 tem preรงo pรบblico sugerido inicial de R$49.990.00 (base estado de Sรฃo Paulo, sem frete nem seguro) e estarรก disponรญvel nas concessionรกrias Kawasaki no inรญcio de julho. A versรฃo Versys 1000 Tourer deverรก ser apresentada atรฉ setembro e terรก todos os acessรณrios adicionais: bolsas laterais, top-case, manoplas com aquecimento, protetor de motor e do tanque.

Publicidade

Obs.: Para facilitar a discussรฃo sobre esse assunto, criamos um tรณpico no fรณrum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tรณpico.