A mat‚ria ‚ perfeita tecnicamente, mas pra quem tem loja aqui no pa¡s, gera empregos e renda, paga impostos, anuncia em revistas e sites, presta assistˆncia aos produtos comercializados (legalmente importados), estimula a concorrˆncia. E for‡a a excelencia na qualidade dos produtos oferecidos aqui, contrubui para gera‡Æo de empregos nas empresas fornecedores at‚ a 3as.e 4as.cadeias sussesivas, etc, etc, etc, a mat‚ria‚ uma “maravilha”! NÆo demora muito, como muitos j acham, lojas serÆo “desnecess rias”, basta comprar tudo fora, afinal todo lojista ‚ mesmo um “explorador” e o mercado nacional s¢ tem “porcar¡a mesmo” produto bom e pre‡o justo? “H …s¢ no exterior!”
Rubens Sales
A Carta foi respondida por nosso colunista Paulo Couto: “Rubens, se vocˆ avaliar os custos de importa‡Æo de qualquer produto para motos, ver que s¢ se justificam em casos muito especificos, tipicamente de motos grandes, e acess¢rios caros, onde nÆo h oferta no brasil. SÆo rarissimos os casos onde a importa‡Æo regular feita pelos correios justifica abandonar um lojista com um produto de qualidade e funcionalidade similar. E como vocˆ disse, h a questÆo do suporte. Se um usu rio precisa do suporte, comprar no Brasil ‚ melhor mesmo. Paulo Couto
Coment rio do Tite: Sr. Rubens, sua carta ‚ muito emblem tica porque mostra aos leitores de Motonline como ‚ a filosofia de 99,9% dos comerciantes de motope‡as e acess¢rios no Brasil. O Motonline existe h seis anos, j escrevi muitos artigos sobre pe‡as, inclusive sobre pirataria, protegendo ind£stria e com‚rcio nacionais. Sempre recebo pergunta sobre onde adquirir equipamentos e pe‡as e at‚ a sua loja j foi mencionada. No entanto o sr. NUNCA se pronunciou para agradecer, elogiar ou comentar. Bastou entrarmos em uma questÆo que lhe atinge para que seu esp¡rito protecionista e corporativista imediatamente se pronunciasse. Sua carta chegou poucas horas depois de o artigo entrar no ar. Foi quase imediato. Isso mostra que o sr. ‚ leitor de Motonline, conhece o site e sabe do potencial que temos de influenciar o mercado e a opiniÆo p£blica. EntÆo por que o sr NUNCA nos procurou para justificar sua afirma‡Æo de que “anuncia em revistas e sites”? Ser que o Motonline nÆo ‚ digno de receber sua participa‡Æo comercial? Ou o sr – a exemplo de 99,99% do mercado de motos do Brasil, como a Yamaha – s¢ lembra do Motonline para criticar algum artigo? Para sua informa‡Æo, o sr j deixou de oferecer e realizar muitos bons neg¢cios aos nossos 120.000 leitores/mˆs, o que representa mais do que a circula‡Æo de todas as revistas especializadas do Brasil. Geraldo Tite Simäes.
Adapta‡Æo
Tite blz! entÆo, vc sabe me falar se tem como eu colocar a traseira (a rabeta inteira, lanterna e partes de pl stico) de uma CG 150 em uma YES? ser preciso muitas adapta‡oes? ou sera q dar p fazer isso neh?
Diego – santo andre, sp
Rapaz, isso s¢ vai descobrir se vc colocar as duas motos lado a lado. Participe do nosso f¢rum porque sempre tem algu‚m que sabe dessas coisas, mas tem um detalhe: nÆo v comprar pe‡as no mercado clandestino.
XTZ 250
Tite! Parabens pelo furo da XT 250. Mas a yamaha, tsctsctsc.A Tornado possui um motorzinho (at‚ 2004) que nÆo tem nada demais e d muita dor de cabe‡a em rela‡Æo a corrente de comando e tensor da mesma, tem um freio traseiro que ‚ uma M, um farol que ‚ um C, piscas que parecem de brinquedo e acabamento bem safado. Em contrapartida vem com aros de alum¡nio DID japoneses de excelente qualidade. A¡ surge a XT 250, injetada, com freio a disco traseiro, acabamento aparentemente muito superior e aros de a‡o! Fala s‚rio! Aros de a‡o empenam, amassam e enferrujam por fora e por dentro, muitas vezes furando os pneus. Troca essas rodas, Yamaha!
Fabiano – Petr¢polis
Grande Fabiano! Primeiro mil desculpas por ter ido … sua cidade e nem te liguei. Cara, o que ‚ aquela Terra de Gigantes! Wow, 1.000 metros de granito! Seguinte, ainda nÆo ‚ definitivo se as rodas serÆo de a‡o, a moto ainda estava em teste. Eu duvido que fa‡am essa bobagem, certamente ser de alum¡nio.
Qual
Ol Tite , lhe conhe‡o pessoalmente por interm‚dio do Miguel que trabalhava como gerente da agˆncia da Kawasaki por volta de 1995. J tive ZX7 1995 e 1998, CBR600 ano 2000 etc. estou prestes a comprar outra moto , resido a 20 km da rodovia Bandeirantes quero uma moto para curtir na estrada o que vocˆ indica , estou entre a ST1050 da Triumph , Fazer 600, GSX750F ou Hornet 600 (todas zero). Sei que elas diferem no valor a Triumph ‚ muito dif¡cil de revender? Com R$ 34 mil compro tbem uma GSX750F (sei que ‚ a ar n‚) ajude-me.
Fernando – Piracicaba, SP
Grande Fernando, cara, agora temos um f¢rum onde vc pode discutir esse assunto. Quanto …s motos, eu deixaria de lado a Triumph e a GSX 750F. Agora ‚ com vc.
Qual
Fala Tite. J me sinto conhecido de tanto que leio teus artigos e opiniäes. Š o seguinte, to querendo comprar uma moto! sempre quis e hoje, financeiramente, eu posso. bom, na m dia de sua avalia‡Æo, qual prefere, xtz 250 ou tornado? inje‡Æo ‚ melhor, mas compensa a manuten‡Æo?
Pedro – rio de janeiro – rj
Pronto, come‡ou! PedrÆo, se a XT nem existe ainda como eu posso afirmar qual a melhor? Inje‡Æo ‚ muito melhor, vc j viu um carro novo com carburador nos £ltimos 6 anos?
Carenada
Caro Tite, Minha moto ‚ uma Suzuki Yes 125. Estou com ela desde fevereiro (‚ a minha primeira moto). Estou querendo comprar uma GS 500. Achei uma 2003/2004 que foi carenada Estranhei o guidao rebaixado Essas carenagens podem comprometer a seguran‡a da motocicleta?
Celso – BRASILIA -DF
NÆo compromete, mas se vc nÆo gostar ‚ s¢ arrancar fora.
Tanque
Tite, Acabei de comprar uma Shadow 600, posso dizer que realizei um sonho antigo! Por‚m como nada pode ser perfeito, meu sonho tem uma autonomia pequena devido a pouca capacidade do tanque de gasolina, 11 lts apenas. poss¡vel adaptar um tanque maior de outra moto? De qual moto seria? Ou existe alguem que fabrique tanques personalizados com maior capacidade? E onde encontrar. E por fim gostaria de saber sua opiniÆo sobre esse modelo e se tem o teste dela ai.
C‚sar – Belo Horizonte – MG
Em termos de adapta‡Æo tudo ‚ poss¡vel.
Rodas
Queria saber se existe algum site que vende rodas e pneus esportivos para motos em geral?
Heriberto – taguatinga
Pneus vc pode encontrar no site do nosso anunciante Dunlop, clicando no banner que aparece na se‡Æo f¢rum ou classificado. As rodas eu nÆo sei.
Especiais
Sou um adepto de trilhas e aventuras off road e agora quero saber quando o Brasil ir produzir um modelo espec¡fico para esta modalidade, Onde deixaremos de ter que “pelar” motos como a tornado, xt. Sei que as produtoras no Brasil fabricam motos off road para exorta‡Æo, por que nÆo comercializ -las dentro do pa¡s, onde se tornariam mais baratas para quem pratica o esporte? Fica a¡ minha d£vida, quase que como um apelo para vocˆs da m¡dia conseguirem tornar esta revindica‡Æo em um feito. Abra‡o a todos!
Tales – Agudo, RS
Tales, em que planeta vc estava nos £ltimos dias? S¢ se fala na Honda CRF 230 que ser lan‡ada em breve! Uma especial de fora-de-estrada.