Com o lançamento da pequena esportiva R15 no Brasil, a Yamaha passou a oferecer nada menos de 12 opções de motos de até 250 cilindradas por aqui. Em meio a um catálogo tão grande, é natural surgir a dúvida: qual a melhor moto Yamaha na baixa cilindrada?
A melhor moto Yamaha de baixa cilindrada
Não se engane ao pensar que a Yamaha está sendo desorganizada ao deixar tantos modelos de características e preços similares à venda simultaneamente. Pelo contrário. Isso faz parte da estratégia de crescimento da marca no Brasil – e parece estar dando certo.
Resumidamente, a Yamaha vem investindo na baixa cilindrada, focando seus esforços em motos de até 300 cc e com destaque às 150 cc. Seu objetivo é ter uma ‘opção perfeita’ para cada tipo de consumidor, necessidade e orçamento, criando uma verdadeira ‘escada com pequenos degraus‘ no segmento. A intenção é sempre ter uma moto ‘na medida’ para cada possível comprador.
Nova R15 é a melhor moto 150 da Yamaha?
Por isso, listamos aqui as principais representantes da marca na baixa cilindrada. Para contextualizar com a nova R15, selecionamos apenas as street, mas quem preferir aventureiras pode contar com as Crosser e Lander. Já nas scooter, há as XMax 250 e NMax 160, logo acima das 125 NEO e Fluo.
1. Factor 125i, a básica
É a moto street mais acessível da Yamaha, encontrada nas lojas por aproximadamente R$ 15.209 (fipe). Ela busca clientes que priorizam um modelo simples e robusto, mas ainda oferece alguns mimos com rodas de liga, motor flex e painel com contagiros e indicador de marchas. Seu motor de 125 cc entrega 11 cv e 1,2 kgf.m de torque.
2. Factor 150, a básica mais forte
Se você estiver disposto a investir R$ 900 a mais pode levar para casa rigorosamente a mesma receita de economia e simplicidade, mas com mais potência. Isso porque a Factor 150 custa R$ 16.132 e compartilha a mesma base e equipamentos da versão 125, mas é movida pelo motor flex de 150 cc. Assim, produz 12,4 cv e 1,3 kgf.m. Além do motor, tem pequenas diferenças de acabamento, como grafismos, cores e tom das setas.
3. Fazer 150, acabamento superior
Caso esteja disposto a investir mais R$ 860, você pode comprar a YS Fazer 150. O modelo custa R$ 16.993 e mantém a mesma estrutura das Factor, mas possui acabamento visivelmente superior. Além das carenagens, cores e grafismos exclusivos, tem um painel próprio e mais completo. Outros detalhes ainda mudam, como o design das alças do garupa. Já o motor é rigorosamente o mesmo da Factor 150.
4. Fazer FZ 15, a ‘pequena premium’
Aqui o jogo inverte. Fica o já citado motor de 150 cc (de 12,4 cv) e todo o restante muda. A FZ 15 é completamente diferente das Factor e Fazer 150 no quesito construção, com chassi, suspensões, rodas, medidas e design exclusivos. E há mais diferenças.
Melhor equipada que as anteriores, a FZ 15 tem freio a disco nas duas rodas e ABS na dianteira, painel completo e blackout (com LCD invertido), lanterna em LED, farol com canhão e DLR em LED, rodas aro 17 calçadas com pneus Pirelli Diablo Rosso II, suspensão traseira monoamortecida e chave em posição central. Além disso, o visual é diferente e inspirado na FZ 25. Custa cerca de R$ 19.132 nas lojas, aproximadamente R$ 2.100 a mais que a YS Fazer 150.
5. FZ 25, a conhecida Fazer 250
Aqui, outro produto distinto. Apesar do design lembrar o da FZ 15, a Fazer 250 tem conjunto mecânico exclusivo e totalmente diferente da ‘irmã’ menor, exceto pela dimensão das rodas e outros detalhes. A lista de equipamentos também muda e, curiosamente, é muito mais simples.
Há apenas lanterna e farol (com canhão e DLR) em LED e painel LCD. Porém, o freio é ABS nas duas rodas. Já o motor é o conhecido Yamaha de 249 cc que equipa a Fazer 250 desde 2005. Flex, gera até 21,5 cv de potência e 2,1 kgf.m de torque máximos, atuando com o câmbio de 5 velocidades. Nas lojas, custa aproximadamente R$ 23.179 (R$ 4.000 mais que a FZ 15).
Veja também:
- A gigante acordou? Veja quanto a Yamaha cresceu no Brasil em 2023
- Tire o cavalo da chuva: Yamaha não trará as novas MT tão cedo
6. Yamaha R15: nova, esportiva e premium
Lançamento, a nova R15 fecha a nossa lista das motos 150 a 250 cc da Yamaha. É uma opção premium e com uma curiosa ‘proposta 2 em 1‘ de uma street esportiva. Ao mesmo tem em que é uma motocicleta urbana, leve e econômica, promete satisfazer aqueles que buscam uma pilotagem divertida em estradas ou até kartódromos e autódromos.
E por que premium? Pois ela conta com nível de construção e especificações geralmente encontrados apenas em modelos mais caros. Tem chassi deltabox, balança em alumínio, câmbio de 6 velocidades, embreagem assistida e deslizante, farol e lanterna em LED e ABS nas duas rodas. Já o motor de 155 cc e arrefecido a líquido, exclusivo do modelo por aqui, entrega 18,8 cv de potência e 1,5 kgf.m de torque máximos.
Ainda em pré-venda, o modelo não teve seu preço médio de mercado aferido pela Fipe, então o único dado oficial sobre precificação é seu preço sugerido. Segundo o apontado pela Yamaha, a R15 custa R$ 18.990.