A Yamaha Fazer 250 é um modelo com quase 20 anos de história no Brasil. Sucesso de vendas e aceitação do público, a street já teve diversas versões e evoluções ao longo do tempo, desde facelifts discretos até um profunda modificação em 2018. Conheça as gerações, versões e evoluções do modelo.
Yamaha Fazer 250
A Fazer 250 foi lançada em 2005, com um conjunto completamente inédito. Entre os destaques estava a injeção eletrônica, já que era a primeira moto nacional a aposentar o carburador. Ou seja, a Yamaha investiu pesado no projeto e tinha um objetivo claro: fazer frente à concorrente direta e recordista de vendas, Honda CBX250 Twister.
O motor da Fazer era um monocilíndrico de 4 tempos e refrigeração a ar, OHC com duas válvulas por cilindro. Com 249 cm³, o propulsor inédito entregava potência máxima de 21,3 cavalos na gasolina e 21,1 cv e 2,1 kgf.m de torque. Robusto, tinha pistão em alumínio e cilindro revestido em cerâmica, além de radiador de óleo. O câmbio é de 5 velocidades.
Os dois facelift da Fazer
A primeira atualização relevante da Fazer 250 aconteceu em 2010, quando a Yamaha apresentou o modelo 2011. A street recebeu um banho de loja, com novas carenagens, lanterna em LED e farol em formato de escudo. Tudo inspirado na XJ-6.
As novidades foram além do visual. A Fazer ganhou freio a disco na traseira e painel digital, mais completo. Em 2012, já como modelo 2013, o motor passou a ser flex – chamado pela marca de BlueFlex. Ou seja, podia rodar com etanol ou gasolina em qualquer proporção.
Poucos anos depois e mais uma atualização. Desta vez, menor. A Fazer 250 2016 foi apresentada em 2015 e recebeu novas carenagens, tanque e painel, que perdeu contagiros analógico. Outros detalhes também mudaram, como a grafia do ‘Fazer’ no suporte do guidão. Além disso, a versão movida apenas a gasolina também saiu do lineup.
Fazer também entrou na nova tendência dos motores flex em 2013
Segunda geração: Yamaha Fazer 250 ABS
Enfim, mudanças profundas. A Fazer 250 passou por uma (quase) completa transformação em 2018, quando recebeu sua segunda geração. Resumidamente, o motor e câmbio foram mantidos, mas todo o restante teve ajustes. Entre os destaques estavam os freios, agora com sistema ABS (e nas duas rodas).
Apesar de manter a base da motorização anterior, o modelo recebeu ajuste da injeção e melhoria na admissão de ar, além de novo escapamento. Resultado: 0,6 cavalos a mais. Sua potência subiu para 21,5 cv – abastecida com etanol. Lembrando que o motor é flex e abastecido com gasolina a potência máxima da Fazer é de 21,3 cv – sempre aos 8.000 rpm, seja com gasolina ou etanol. O torque é de 2,1 kgf.m a 6.500 giros – em ambos os combustíveis.
Um conjunto suficiente para um consumo entre cidade e estrada de 21 km/l no etanol e 31 km por litro na gasolina. Bons números de consumo para uma 250 cc da época. Outra grande mudança bem conhecida foi no chassi, que passou a ter o motor fazendo parte da estrutura!
A nova Fazer 250 ABS também ganhou rodas de liga com 10 raios mais largas. Já os pneus eram os Pirelli Sport Demon, na dianteira a medida é de 100/80-17, enquanto na traseira passou de 130/70-17 para 140/70-17. Mas não parou por aí…
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Novo farol, novo nome; Fazer 250 muda para FZ25
No segundo semestre de 2021, a Yamaha apresentou a nova Fazer 250 já como modelo 2022. A moto teve como grande novidade o novo nome – passando a se chamar FZ25. Além do batismo, a outra novidade ficou por conta do farol. Agora, com projetor de LED.
E assim o modelo permanece nas lojas desde então. Atualmente em seu modelo 2024, está à venda nas cores azul, verde fosco, vermelho metálico e cinza fosco. O preço sugerido para é R$ 22.090. Segundo a Tabela Fipe, nas lojas costuma ser encontrada por aproximadamente R$ 23.801.