Publicidade

Depois de atuar por mais de 20 anos como piloto de testes para as principais publicações especializadas do Brasil, o jornalista Geraldo “Tite” Simões criou, em 1999, a SpeedMaster, voltada à formação de motociclistas. A intenção era mostrar aos proprietários das motos esportivas como aproveitar melhor e com segurança o veículo de alto desempenho que tinham em mãos.

Eventos 2013 do curso Speedmaster começam em fevereiro

Eventos 2013 do curso Speedmaster começam em fevereiro

Publicidade

“Naquela época as motocicletas esportivas ainda eram relativamente recentes no mercado e alguns acidentes decorriam do desconhecimento das técnicas de pilotagem adequadas ao desempenho. Era tudo muito novo e muitos conceitos de pilotagem eram equivocados”, explica Tite Simões.

Depois da experiência de conhecer o curso de pilotagem do ex-campeão mundial Freddie Spencer, em Las Vegas, EUA, Tite decidiu montar algo similar no Brasil e o resultado superou todas as expectativas.

“Percebi que os proprietários de motos esportivas cometiam erros primários com relação à frenagem, postura e manutenção, além de uma grande confusão com as técnicas de pilotagem esportiva”, enfatiza Tite Simões, que foi piloto de enduro e motovelocidade por mais de 15 anos. Por quase 10 anos o curso foi voltado aos usuários de motocicletas de grande potência, sempre realizado em autódromos.

Publicidade

Em pouco tempo o instrutor percebeu que o crescimento deste mercado estava trazendo na garupa um novo tipo de motociclista, formado por pessoas sem experiência, mas que adquiriam motocicletas de grande porte. Por isso, a partir de 2009 ele decidiu abrir o curso também para os proprietários de motos de qualquer categoria, não apenas as esportivas.

“Hoje nós temos uma necessidade muito grande de formação qualificada dos novos motociclistas, porque os cursos ministrados em moto-escolas são ridículos, cheios de preconceitos e incapazes de formar um verdadeiro motociclista”, revela Tite.

Foi assim que em 2010 ele resolveu ampliar ainda mais a prestação de serviço especializado e passou a ministrar palestras de segurança nas empresas. Sempre aliado ao departamento de Recursos Humanos, ou das CIPAs, criou uma série de palestras com o tema segurança com o objetivo de reduzir os afastamentos de trabalho por motivo de acidente de trânsito. O resultado foi tão positivo que atuou como consultor na Assohonda – Associação Brasileira de Distribuidores Honda.

“A preocupação com a segurança cresceu muito a partir de 2010 com o lançamento da campanha mundial pela década da segurança veicular. Atualmente o foco da SpeedMaster é levar o conceito de pilotagem consciente e humanização do trânsito para todos os setores, inclusive empresas, escolas, autarquias e motociclistas particulares”, afirma o profissional que já foi cinco vezes laureado com o Prêmio Abraciclo em função de sua atividade como jornalista especializado.

Publicidade

Para 2013 ele quer expandir ainda mais o conceito de pilotagem segura, com a inclusão de novas atividades como cursos para proprietários de motos custom, scooters e fora-de-estrada. E ainda vai reforçar os treinos em autódromos, os chamados Track-Days, por todo o Brasil.

“O Track-Day é a forma mais eficiente de tirar os usuários das esportivas dos rachas nas estradas e levá-los para a pista, com total segurança, apoio de ambulâncias, de médicos e acompanhamento de instrutores treinados. Não dá mais para aceitar motos correndo a 250 km/h nas estradas”, conta Tite.

Os eventos da SpeedMaster começam em fevereiro com a realização do curso básico dia 16 (sábado) e avançado, dia 17 (domingo), ambos no autódromo ECPA, em Piracicaba (SP). Depois será realizado o curso básico dia 23 de março, sábado.

Para obter informações adicionais acesse www.speedmaster.com.br