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A Honda Hornet voltou. Depois de muitas expectativas, teasers e promessas, a fabricante japonesa apresentou a mais nova geração de sua icônica naked hoje, 4 de outubro. Mas é melhor conter as expectativas.

O modelo pode decepcionar quem esperava um resgate das origens da Hornet, um dos maiores sucessos da história da Honda e vendida de 1998 a 2015 (no Brasil, de 2004 a 2015). A nova geração está alinhada com os novos conceitos de motores, menores e mais silenciosos, assim como ao atual design da marca, com linhas já vistas em modelos como a CB 500F.

 

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Nova Honda Hornet 2023 pode decepcionar fãs

O conceito permanece o mesmo. A Hornet segue sendo uma naked ágil e poderosa, com uma das melhores relações peso e potência da categoria – que agora passa a ser de motos bicilíndricas. Mas muito – ou quase tudo – mudou. Assita ao vídeo oficial da nova Hornet abaixo.

 

 

Como é a nova Honda Hornet: motor

Vamos começar a apresentação da ficha técnica pelo motor. A nova Honda Hornet 2023 é movida por um propulsor de 755cc, 2 cilindros em linha, OHC e 8 válvulas. Gera 91,9 cv de potência e 7,5 kgf.m de torque, a 9.500 rpm e 7.000 rpm. Para comparação, a antiga Hornet 600 modelo 2015 entregava 102 cv e 6,5 kgf.m de torque no motor de 4 cilindros e 599cc. O câmbio segue de 6 velocidades.

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O chassi é em aço, tipo diamante. A suspensão dianteira é da Showa, com sistema SFF-BP e tubos de 41 mm. Na traseira há braço oscilante com link. Os cursos são de 130 mm e 150 mm. O tanque tem capacidade para 15,2 litros e a moto pesa, totalmente abastecida, 190 kg. As rodas 17 calçam pneus 120/70 na frente e 160/60 atrás. Os freios têm discos duplos de 296 mm na dianteira e simples de 240 na traseira.

 

Consumo e velocidade final da Hornet 2023

A Honda revelou praticamente todos os dados técnicos da nova Hornet 750. Praticamente todos. Entre os números que mais dispertam interesses e ainda não foram confirmados está a velocidade máxima. Já o consumo foi revelado. Segundo a fabricante, a nova naked faz cerca de 23 km por litro… Uma Hornet fazendo quase 25 km/litro? Sim, vivemos para ver isto.

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Tecnologia da nova Hornet

Aqui, mais diferenças em relação à antiga Hornet 600. Se o modelo anterior era purista – dispensando até mesmo o ABS em muitas versões, a nova Honda Hornet tem um pacote eletrônico interessante.

A começar pelos três modos de pilotagem (Sport, Standard e Rain). Também há acelerador eletrônico (Throttle By Wire – TBW), controle de tração (HSTC) e antiwheelie (que impede a roda dianteira de levantar em acelerações bruscas, em 3 níveis). Além disso, é possível personalizar a entrega de potência do propulsor e nível de atuação do freio motor.

Agora, conectividade. A nova Hornet tem tela TFT (colorida, claro) de 5 polegadas, que trabalha junto do sistema de conectividade Honda Smartphone Voice Control (HSVCs). É algo bem parecido com o que já temos na CB 1000R, por exemplo.

 

Preço: quanto custa a nova Honda Hornet

Finalmente, a nova Hornet 2023 teve seu preço revelado. Na Europa, ela custa 7.800 euros (cerca de R$ 39 mil em conversão direta). Ou seja, curiosamente ela é mais barata que a CB 650R Neo Sports Cafe, que parte dos 8.550 (R$ 43,4 mil).

No Brasil, a CB 650R tem preço sugerido de R$ 48.440, mas acaba sendo encontrada nas lojas por aproximadamente R$ 55.932 (FIPE). Ainda não sabemos quando (e nem se) a nova Hornet virá ao Brasil, mas a Honda deve se pronunciar a respeito em breve. Afinal, a antiga ‘Vespa’ era um sucesso nacional, fazendo do nosso o maior mercado consumidor do modelo.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza