Publicidade

A indiana Hero MotoCorp tem grande participação nos segmentos de motocicletas e scooters no exterior. São produtos para o mercado de modelos a combustão interna. Mas agora chegou a hora de apostar alto no nicho das motos elétricas, investindo em uma marca de sucesso: a Zero. E investindo muito, aliás.

Marca de motos elétricas investe em fábrica

Nos últimos anos, as principais marcas recorreram a novas estratégias para se manterem líderes. Desta vez, todas apostando no espaço da mobilidade de motos elétricas, desenvolvendo novas plataformas.

Gigante indiana Hero participa de competições internacionais como o rali Dakar

Em abril de 2021, a empresa Hero, por exemplo, fez parceria com a Gogoro de Taiwan. Essa colaboração expôs os indianos à tecnologia de bateria intercambiável da marca. E esse recurso vai estar no próximo scooter elétrico Vida.

Publicidade

Mas agora, a Hero está de olho no mercado principal de motos elétricas. Mais precisamente, está recorrendo à Zero Motorcycles, com sede na Califórnia. De acordo com a imprensa especializada internacional, o conselho da Hero aprovou recentemente um investimento de capital de até US$ 60 milhões na Zero – mais de R$ 310 milhões!

Scooter Vida

Hero agora aposta no nicho de motos elétricas com nova marca chamada “Vida”

Veja também:

Motos elétricas esportivas elétricas vêm aí

Os detalhes por trás do acordo Hero-Zero são escassos. Mas especialistas especulam que a marca de motos elétricas norte-america se beneficiará da capacidade de produção da gigante indiana. Além disso, pode ser uma oportunidade de acesso ao mercado da Índia.

Publicidade

Do outro lado, espera-se que a Hero obtenha conhecimentos sobre motores elétricos. Desta forma, seria um esforço conjunto das marcas, cada uma contribuindo em diferentes aspectos.

Ultraviolette F77 levantou interesse da Hero no mercado de modelos elétricos de tamanho médio a grande

Vale lembrar que a motocicleta elétrica da rival – Ultraviolette F77 – vem conquistando o mercado indiano. Então, a Hero vê um espaço para entrar no novo mercado em potencial, com modelos elétricos de tamanho médio a grande. Então, por que não entrar com a Zero?

F77 vs Zero SR/F

A Ultraviolette F77 acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 140 km/h. Já a naked de entrada SR/F da Zero atinge uma velocidade máxima de 200 km/h. E enquanto a Zero pode percorrer até 300 km, o alcance da F77 é de 200 km.

Publicidade

Zero SR/F seria uma concorrente ideal, mas ainda teria preço elevadíssimo para a Índia

Mas se a SR/F bate a F77 na ficha técnica, perde quando se trata do preço… A Zero SR/F tem preço partindo nos EUA de $ 23.795 – cerca de R$ 123 mil em conversão direta. Já Ultraviolette F77 é vendida na Índia por ₹ 300.000 (R$ 19 mil). Ou seja, a Hero teria que baratear muito o preço para criar uma concorrente…

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]