A indiana Hero MotoCorp tem grande participação nos segmentos de motocicletas e scooters no exterior. São produtos para o mercado de modelos a combustão interna. Mas agora chegou a hora de apostar alto no nicho das motos elétricas, investindo em uma marca de sucesso: a Zero. E investindo muito, aliás.
Marca de motos elétricas investe em fábrica
Nos últimos anos, as principais marcas recorreram a novas estratégias para se manterem líderes. Desta vez, todas apostando no espaço da mobilidade de motos elétricas, desenvolvendo novas plataformas.
Em abril de 2021, a empresa Hero, por exemplo, fez parceria com a Gogoro de Taiwan. Essa colaboração expôs os indianos à tecnologia de bateria intercambiável da marca. E esse recurso vai estar no próximo scooter elétrico Vida.
Mas agora, a Hero está de olho no mercado principal de motos elétricas. Mais precisamente, está recorrendo à Zero Motorcycles, com sede na Califórnia. De acordo com a imprensa especializada internacional, o conselho da Hero aprovou recentemente um investimento de capital de até US$ 60 milhões na Zero – mais de R$ 310 milhões!
Veja também:
- Yamaha e Hero fecham parceria para produzir motos elétricas
- Hero Xpulse: moto trail 200 que queremos no Brasil
- Quem é a Hero Xpulse, rival da nova Honda CB 200 X
Motos elétricas esportivas elétricas vêm aí
Os detalhes por trás do acordo Hero-Zero são escassos. Mas especialistas especulam que a marca de motos elétricas norte-america se beneficiará da capacidade de produção da gigante indiana. Além disso, pode ser uma oportunidade de acesso ao mercado da Índia.
Do outro lado, espera-se que a Hero obtenha conhecimentos sobre motores elétricos. Desta forma, seria um esforço conjunto das marcas, cada uma contribuindo em diferentes aspectos.
Vale lembrar que a motocicleta elétrica da rival – Ultraviolette F77 – vem conquistando o mercado indiano. Então, a Hero vê um espaço para entrar no novo mercado em potencial, com modelos elétricos de tamanho médio a grande. Então, por que não entrar com a Zero?
F77 vs Zero SR/F
A Ultraviolette F77 acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 140 km/h. Já a naked de entrada SR/F da Zero atinge uma velocidade máxima de 200 km/h. E enquanto a Zero pode percorrer até 300 km, o alcance da F77 é de 200 km.
Mas se a SR/F bate a F77 na ficha técnica, perde quando se trata do preço… A Zero SR/F tem preço partindo nos EUA de $ 23.795 – cerca de R$ 123 mil em conversão direta. Já Ultraviolette F77 é vendida na Índia por ₹ 300.000 (R$ 19 mil). Ou seja, a Hero teria que baratear muito o preço para criar uma concorrente…