O fluxo se inverteu! Ao invés de nós andarmos com motocicletas que nasceram na Índia, agora são os indianos que terão nossos produtos nas ruas. Isso porque algumas motos brasileiras, criadas aqui por marcas como Honda e Yamaha, estão sendo cumprindo missões especiais por lá, como popularizar os motores flex. Curioso não é? Então confira um mais sobre essa novidade.
Duas motos brasileiras prometem fazer sucesso na Índia
A indústria está passando por um tempo de mudanças. No mundo dos motores, a tendência é deixar de lado os propulsores bebedores de gasolina para alternativas como os elétricos. Mas enquanto esse futuro ainda não chega, algumas propostas estão sendo consideradas.
Uma destas ideias é o uso de combustíveis vindos de fontes sustentáveis, como o Etanol. Essa proposta já é uma realidade aqui no Brasil desde os anos 70. No entanto, em países como a Índia, o combustível vindo de plantas vai ser a nova revolução.
E como as motocicletas flex-bicombustível são uma especialidade dos fabricantes brasileiros não seria surpresa ver alguns produtos populares aqui serem levados para lá. Nesse sentido, duas motos brasileiras prometem fazer sucesso na Índia.
A primeira delas é a Honda XRE 300 Flex-Fuel. No mercado indiano, o modelo já foi visto rodando em testes e apresentado oficialmente. Para a mídia local, o fato positivo que surpreendeu foi que a moto entrega mais potência com o Etanol, embora o câmbio de 5 marchas tenha sido citado como ‘antiquado’ pelos estrangeiros.
Outra moto brasileira na Índia é a Yamaha Fazer FZ-15 Flex-Fuel. Curiosamente, embora o modelo FZ tenha seu design e conceito nascido no mercado asiático, e até seja encontrado em alguns países por lá, é a especificação do Brasil que move novidade no exterior. Claro, em função do motor bicombustível.
Veja também:
- Honda prestes a lançar moto brasileira na Índia
- Kawasaki KLX 300: uma trail raiz que queremos no Brasil
- Motos da Rocam: quais modelos já usaram em 40 anos
Índia aposta no Etanol
A Índia realizou, no início de janeiro o Auto Expo 2023, uma mostra de fabricantes que contou com um grande número de motos elétricas e demais ideias para o futuro. No entanto, parece ter sido o espaço dedicado aos modelos movidos com Etanol que roubou a cena.
Os modelos flex apresentados no evento mostraram que as marcas estão preparadas para colocar a novidade – velha conhecida dos brasileiros – em prática por lá. De acordo com a Política Nacional de Biocombustíveis, a Índia planeja misturar 20% de etanol à gasolina até 2025. Então, em breve veremos cada vez mais nossas populares motos na Ásia.