Publicidade

A Yamaha lançou nesta semana uma moto super barata no exterior. Nova Crypton? Nada disso, do outro lado do mundo essa novidade tem características que lembram a antiga cub vendida no Brasil, mas é chamada de EZ 115. Confira mais sobre esse novo produto da marca japonesa!

 

Nova Crypton? Yamaha tem moto super barata no exterior

A nova Yamaha EZ115 foi lançada na Malásia, em substituição a 115Z. Em termos de visual, ambas as motos asiáticas lembram – em muito – a nossa antiga Crypton brasileira. A proposta dos modelos também é a mesma: um meio de transporte simples, econômico e versátil.

 Yamaha EZ115 - moto super barata da yamaha

Nova Yamaha EZ115 tem características que lembram muito a antiga Crypton brasileira, inclusive na proposta de uso

Publicidade

O novo modelo é movido pelo motor monocilíndrico refrigerado a ar de 113,7 cc. Trata-se de um propulsor compatível com as normas europeias de emissões do Euro 4. E que, segundo a marca japonesa, entrega potência de 9,92 cv a 7.750 rpm e 0.9 kgf.m de torque a 6.500 rpm.

Como de costume em modelos cub, a embreagem é do tipo centrífuga, o que dispensa o uso do manete de acionamento. O conjunto conta com suspensões com garfo telescópico do tipo convencional e amortecedores duplos ajustáveis ​​para pré-carga, na traseira. As rodas são grandes, aro 17.

EZ115

Com cara de Crypton, EZ115 é a nova moto super barata da marca japonesa na Ásia

Para a frenagem, a EZ115 tem um pequeno disco único na frente e um freio a tambor na parte de atrás. E entre as grandes novidades do modelo estão o novo farol – mas de halogênio, para reduzir custos. Nada de LED.

Publicidade

Além disso, a cub com cara de Crypton tem um novo painel de instrumentos analógico – que exibe velocidade, nível de combustível e posição da marcha, juntamente com um hodômetro. Já o espaço sob o assento tem capacidade suficiente para acomodar um capacete do tipo aberto (jet).

painel da moto super barata da yamaha

Modelo é básico, então esqueça coisas como iluminação em LED. Mas é competente. Mesmo simples, painel tem indicador de marchas e função ECO

Veja também:

Moto barata da Yamaha

Mas quanto custa essa ‘moto super barata’, afinal? Em muitos mercados ela será o modelo de entrada ao universo da marca, sendo a moto mais acessível da Yamaha.

Publicidade

É o que já acontece na Malásia, onde surge com preço de RM 5.598 (aproximadamente R$ 6.500 em conversão direta). Para comparação, é cerca de 6% mais barata que a Ego Avantiz, basicamente a Neo 125 brasileira com outro nome. Aqui, a scooter tem preço sugerido de R$ 11.990. Ou seja, de fato a ‘nova Crypton’ do exterior é bastante convidativa!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]