Ao mesmo tempo em que celebra o melhor trimestre da história da marca no Brasil, com o emplacamento de quase 300 motos entre janeiro e março de 2019, a Ducati abre as portas para quem estiver disposto a gastar ¼ de milhão de Reais para ter a Ducati Panigale V4R, versão bem apimentada da icônica superbike do tradicional fabricante italiano. Trata-se da moto equipada com o motor mais potente já construído pela Ducati (para uma moto de série), e os interessados podem efetivar as encomendas num dos 10 concessionários Ducati mediante o adiantamento de R$50.000 (20% do valor da moto) e esperar pela chegada da moto em outubro.
Diego Borghi, executivo que comandou uma profunda reestruturação na Ducati do Brasil, destaca que o expressivo crescimento das vendas da marca é fruto desta reestruturação. Esse anuncio da chegada da Panigale V4R logo em seguida parece funcionar como uma espécie de prêmio. “Enquanto o segmento acima de 500 cc cresceu 4,3% no primeiro trimestre de 2019, nós crescemos 26%”, explica Borghi, que é também o primeiro executivo brasileiro a liderar uma subsidiária da marca italiana gerida 100% por brasileiros.
A nova Panigale V4R é uma moto para poucos, obviamente, e vem equipada com motor de quatro cilindros denominado Desmosedici Stradale R de 998 cm³ de capacidade e que entrega 221 cv de potência máxima a 15.250 rpm. Se a opção for por colocar o escapamento Ducati Performance completo da Akrapovič, o piloto terá à disposição 234 cv a 15.500 rpm. Mas isso não importa muito porque é muita potência para tão pouco peso: 172 kg, o que resulta em uma relação peso-potência de 0,77 kg/cv na versão original ou 0,73 kg/cv na versão com o escapamento Akrapovič. Mas não é só de velocidade, potência e aceleração que a Panigale V4R é feita, porque a Ducati colocou nela muito para aumentar a segurança e a facilidade de pilotagem.
Saiba mais sobre a Ducati
Panigale V4R, destaques:
- Motor Desmosedici Stradale V4 a 90°, 998 cm³, 221 cv a 15.250 rpm
- Virabrequim de aço forjado com curso reduzido
- Pistões moldados em alumínio
- Bielas e válvulas de admissão de titânio
- Filtro de ar Sprintfilter P08 com alta permeabilidade
- Embreagem a seco STM EVO-SBK
- Chassi “Frame frontal” em liga de alumínio leve com rigidez otimizada
- Garfo dianteiro Öhlins NPX 25-30 pressurizado com ajuste manual
- Amortecedor Öhlins TTX36 com ajuste manual
- Amortecedor de direção Öhlins com ajuste manual
- Monobraço oscilante em alumínio com altura ajustável em 4 posições
- Rodas de alumínio Marchesini
- Freios com pinças monobloco Brembo Stylema®
- Tanque de alumínio de 16 litros com layout de corrida
- Transmissão final 15/42 com corrente 520
- Painel de 5″ full-TFT
- Pacote eletrônico com modos de pilotagem Race, Sport e Street
- Unidade de medida inercial de 6 eixos (6D IMU)
- Cornering Bosch EVO; Controle de tração Ducati (DTC) EVO; Ducati Slide Control (DSC); Ducati Wheelie Control (DWC) EVO; Ducati Power Launch (DPL); Ducati Quick Shift para cima / baixo (DQS) EVO; Controle do Freio do Motor (EBC) EVO
- Pit Limiter e Lap Timer EVO
- Ducati Multimedia System (DMS)
- Iluminação full-LED com DRL
- Ducati Data Analyzer (DDA +) com módulo GPS
- Bateria de íon de lítio
- Vários componentes do design feitos em fibra de carbono