A Bajaj mudou o motor da Dominar 400 no Brasil. Segundo a marca, as alterações vieram em função de exigências de novas normas de emissões no exterior. Confira o que mudou e como ficou a potência da motocicleta mais vendida da fabricante no país.
Bajaj muda motor da Dominar 400 no Brasil
O motor da Bajaj Dominar 400 passou por uma mudança em nosso mercado. Agora o modelo passa a ter somente 1 vela, substituindo a configuração anterior que possuía 3 velas de ignição. Segundo a marca, essa alteração foi motivada devido a novas normas de emissões, como o Euro 5 – da Europa – e o BS6 – da Índia.
Motor do modelo 400 agora conta com apenas uma vela
De acordo com a Bajaj, a transição de uma configuração de três velas, para uma única vela, foi motivada pelas exigências estrangeiras, mas que são a base da homologação de veículos aqui no Brasil.
Em termos mais técnicos, as exigências requerem que o motor funcione de forma estequiométrica, com uma razão ar/combustível de 15, para uma conversão eficiente do catalisador especialmente para as emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx).
Enfim, nesse contexto, a operação estequiométrica diminui a vantagem da configuração de múltiplos plugs, tornando mais eficiente e compatível – com as regulamentações ambientais – a implementação de uma única vela de ignição. Configuração que, aliás, é o ‘padrão’ das motos monocilíndricas.
Dominar 400 é a moto da Bajaj mais vendida no Brasil
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Dominar 400 com nova potência?
No restante, tudo igual. Ou seja, a Bajaj Dominar 400 segue movida pelo motor monocilíndrico, arrefecido a líquido e com 373 cc. A princípio, a marca não comunicou nenhuma mudança de entrega da unidade. Então, a usina segue com seus 40 cv de potência e 3,5 kgf.m de torque, a 8.800 e 6.500 rpm. Motor que atua junto do câmbio de 6 velocidades, com embreagem assistida e deslizante.
Marca não comunicou mudanças na potência e torque da moto, com a alteração para apenas uma vela
Entretanto, não é a primeira vez que a Dominar 400 ganha mudanças. O modelo 400 nasceu e foi lançado no exterior em 2016, quando usava um motor derivado da KTM 390 Duke, com comando OHC e 35 cv de potência máxima.
Contudo, foi em 2019, antes de chegar no Brasil, que a moto ganhou motor com duas válvulas e a potência foi aumentada para 40 cv. Além disso, na mesma ocasião, a motocicleta ganhou a suspensão dianteira invertida de 43 mm. Por fim, foi somente em 2021 que a Dominar foi atualizada da forma como foi lançada no Brasil, no fim de 2022. E, em breve, ela deve ter mais mudanças no exterior.