Publicidade

A Bajaj mudou o motor da Dominar 400 no Brasil. Segundo a marca, as alterações vieram em função de exigências de novas normas de emissões no exterior. Confira o que mudou e como ficou a potência da motocicleta mais vendida da fabricante no país.

Bajaj muda motor da Dominar 400 no Brasil

O motor da Bajaj Dominar 400 passou por uma mudança em nosso mercado. Agora o modelo passa a ter somente 1 vela, substituindo a configuração anterior que possuía 3 velas de ignição. Segundo a marca, essa alteração foi motivada devido a novas normas de emissões, como o Euro 5 – da Europa – e o BS6 – da Índia.

Dominar 400 motor

Motor do modelo 400 agora conta com apenas uma vela

De acordo com a Bajaj, a transição de uma configuração de três velas, para uma única vela, foi motivada pelas exigências estrangeiras, mas que são a base da homologação de veículos aqui no Brasil.

Publicidade

Em termos mais técnicos, as exigências requerem que o motor funcione de forma estequiométrica, com uma razão ar/combustível de 15, para uma conversão eficiente do catalisador especialmente para as emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx).

Enfim, nesse contexto, a operação estequiométrica diminui a vantagem da configuração de múltiplos plugs, tornando mais eficiente e compatível – com as regulamentações ambientais – a implementação de uma única vela de ignição. Configuração que, aliás, é o ‘padrão’ das motos monocilíndricas.

Dominar 400

Dominar 400 é a moto da Bajaj mais vendida no Brasil

Veja também:

Publicidade

Dominar 400 com nova potência?

No restante, tudo igual. Ou seja, a Bajaj Dominar 400 segue movida pelo motor monocilíndrico, arrefecido a líquido e com 373 cc. A princípio, a marca não comunicou nenhuma mudança de entrega da unidade. Então, a usina segue com seus 40 cv de potência e 3,5 kgf.m de torque, a 8.800 e 6.500 rpm. Motor que atua junto do câmbio de 6 velocidades, com embreagem assistida e deslizante.

Dominar 400

Marca não comunicou mudanças na potência e torque da moto, com a alteração para apenas uma vela

Entretanto, não é a primeira vez que a Dominar 400 ganha mudanças. O modelo 400 nasceu e foi lançado no exterior em 2016, quando usava um motor derivado da KTM 390 Duke, com comando OHC e 35 cv de potência máxima.

Contudo, foi em 2019, antes de chegar no Brasil, que a moto ganhou motor com duas válvulas e a potência foi aumentada para 40 cv. Além disso, na mesma ocasião, a motocicleta ganhou a suspensão dianteira invertida de 43 mm. Por fim, foi somente em 2021 que a Dominar foi atualizada da forma como foi lançada no Brasil, no fim de 2022. E, em breve, ela deve ter mais mudanças no exterior.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]