Publicidade

– Ando de moto desde os 15 anos, diz o veterano, sentado na sua RR de camiseta regata, jeans e botas de couro – o outro, ao lado diz, de cima de sua V-max: Meu pai me ensinou a andar de moto aos 12 anos, fui ao Atacama duas vezes. – E assim eles vão contando as vantagens e reforçando o ego.

Grupo de motociclistas num dia de chuva fazem o BMW Rider Training na pista da Pirelli em Sumaré

Grupo de motociclistas num dia de chuva fazem o BMW Rider Training na pista da Pirelli em Sumaré

Debruçado sobre um balcão de bar todo mundo é “Valentino e Marc Marquez”, sabe tudo e anda muito. O que poucos fazem na verdade é se preocupar em aprender e aperfeiçoar a técnica. Os pilotos profissionais é que dizem: -Todo dia é tempo para aprender algo novo. Se quiser aperfeiçoar na técnica e chegar a um pódio na vida, tem que se dedicar. Mas vamos mais adiante: Quem usa a moto no dia-a-dia ou mesmo de vez em quando tem toda necessidade de aprender, sempre. Toda técnica e todo equipamento de segurança podem não ser suficientes numa hora da necessidade. Treinar e aprender deve ser uma postura permanente a todos, que quiserem fazer algo na vida, e no motociclismo não é diferente. Aqui não se perdoa o distraido, relaxado ou o que “acha que sabe”. A realidade vai cobrar o seu preço e às vezes choca.

Leandro Panadés mostra a técnica de frenagem no molhado

Leandro Panadés mostra a técnica de frenagem no molhado

Publicidade

Pensando nisso o Motonline foi ver de perto uma aula de pilotagem, no BMW rider training, retomado em junho desse ano, depois de um período sem agenda.
O instrutor, Leandro Panadés é um piloto de motovelocidade que recebeu todo treinamento na alemanha, para cumprir os requisitos que a marca exige para ser um instrutor do BMW Rider Training. Isso não é para qualquer um e o Leandro, vindo de uma familia de motociclistas espanhois pode, como poucos cumprir a agenda difícil de um instrutor BMW. No asfalto ou na terra ele pode mostrar sua perícia e didática necessária para cumprir com o currículo necessário.

Depois da explicação vem a prática, todos realizam e recebem um retorno sobre a manobra que realizaram

Depois da explicação vem a prática, todos realizam e recebem um retorno sobre a manobra que realizaram

A cada exercicio o piloto recebe uma dica de como realizou e como pode melhorar mais ainda

A cada exercicio cada piloto recebe uma dica de como realizou e como pode melhorar ainda mais

As principais marcas de moto tem sua escola de pilotagem, sendo a da Honda, com seu CETH a mais antiga, com vários centros de pilotagem distribuidos pelo Brasil. Outras escolas de pilotagem, inclusive algumas particulares, estão abertas aos motociclistas que desejam se aperfeiçoar na técnica e treinar reações automáticas para sua maior segurança. Temos ainda os Track Days, que estão ai, para tirar a limpo as histórias de pescador, ou melhor, de motociclistas de balcão de bar. Porque os que sabem que erram são aqueles que tem chance de melhorar e aos que pensam que sabem, a vida lhes dará a chance de descobrir o quanto precisam ainda aprender.

Publicidade

Segue uma relação das melhores escolas, e como entrar em contato:

BMW Rider Training – A inscrição deve ser realizada diretamente com a empresa parceira TSO Brasil, produtora do evento, por meio do e-mail [email protected] ou do telefone (19) 3298-6523, com Larissa Modena. O valor da inscrição é de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais).
O curso tem duração de um dia inteiro, das 9h30 às 17h. As aulas on-road são realizadas no campo de provas da Pirelli, em Sumaré (SP) ou em autódromos do Brasil que sediarão etapas do Moto 1000 GP, campeonato de motovelocidade patrocinado pela BMW Motorrad. O treinamento off-road ocorre na Fazenda Capoeira Grande, em Campinas/SP.

Centros Educacionais de Transito Honda – Localizados nas cidades de Indaiatuba(SP) e Recife(PE), os Centros Educacionais de Trânsito Honda (CETH) oferecem treinamentos a motociclistas com o objetivo de difundir conceitos de pilotagem segura. No site Harmonia no Trânsito a Honda oferece inclusive curso online, não deixe de conferir.

Academia de pilotagem Yamahaproporciona cursos das várias modalidades do motociclismo.

Publicidade

Harley-Davidson HOG – Harley Owners Group – Se você tem uma Harley nesse grupo eles organizam cursos de pilotagem

Triumph Riding Experience cursos On-Road Fundamental e Avançado que visam atender a todos os níveis de motociclistas que precisam aprimorar a sua pilotagem e entender os próprios limites e os da motocicleta, além de conhecer toda a tecnologia embarcada das motos

Speedmaster do Geraldo Tite Simões

Amaral Instrutor do Carlos Amaral

 

Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.