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As motocicletas têm sido cada vez mais as escolhidas pelos brasileiros, seja para deslocamento diário, trabalho ou lazer. Entretanto, por mais que andar de moto seja sinônimo de economia, praticidade e diversão, não podemos esquecer dos seus perigos.

Vale lembrar que só em 2019 mais de 20 mil pessoas perderam a vida em acidentes com motocicletas e outras 194 mil sofreram algum tipo de dano que as levou à invalidez permanente. Por isso, veja 3 erros que um motociclista não pode cometer.

1 – Andar de moto sem os equipamentos corretos 

O mínimo recomendado e exigido por lei, para andar de moto, é o uso de capacete. Entretanto, existem outros itens para garantir uma condução mais segura, são eles: luva, jaqueta, calça e tênis. Isso mesmo, imagine como pode ser doloroso e trágica uma queda sem estar usando tudo isso? Confira uma lista interessante de itens a se considerar aqui.

Equipamentos de segurança

Equipamentos de segurança podem salvar vidas no trânsito

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2 – Frear apenas com a roda traseira 

Pequena aula de física: quem para a moto, de fato, é o freio dianteiro. Numa frenagem, o deslocamento da massa é impulsionado para a parte frontal da moto, razão pela qual a roda traseira tende a derrapar (ser arrastada) enquanto a dianteira terá maior potencial de parar a motocicleta.

jeito de frear para andar de moto

O freio dianteiro é o grande responsável por parar a moto numa frenagem. Lembre-se disso e use a manete progressivamente, de forma segura

Por isso, o disco de freio da frente sempre é maior que o de trás. Aliás, em muitas motos pequenas sequer há disco na traseira. Quando o ABS é de canal único, também só está presente na roda dianteira. E quando a moto tem freios combinados (CBS), ao pisar no pedal, cerca de 30% da força também é movida para parar a dianteira.

O que isso significa? Bem, é preciso aprender a utilizar os dois freios e, aos poucos, ganhar mais confiança para usar o dianteiro. Lembre-se de usar a manete progressivamente, de forma suave, até ficar íntimo do freio frontal.

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Numa frenagem, a roda traseira é arrastada e a moto continua andando. Aprenda a usar os dois freios, dianteiro e traseiro, ao mesmo tempo

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3 – Posicionamento na pista

Uma condução segura também exige um bom posicionamento do motociclista na pista. Isso significa que o condutor deve evitar pontos cegos dos carros. Ou seja, ficar posicionado atrás de carros e caminhões em pontos em que o condutor do veículo não pode vê-lo. Lembre-se que se está atrás de um veículo, você precisa ver o rosto do motorista através de seus espelhos.

Essa regra vale também para ônibus e caminhões, lembrando que nesses os motoristas não têm visão para trás do veículo

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Falando em posicionamento na pista, há outra dica valiosa para quem está começando a andar de moto agora. Evite rodar próximo da linha amarela, que divide o sentido das pistas. Em curvas, veículos no sentido contrário podem acabar invadindo o seu campo e provocando uma colisão frontal. Além disso, em dias chuvosos a linha pode ficar escorregadia, multiplicando as chances de queda.

não andar de moto perto da linha amarela

A linha amarela é constantemente invadida por veículos grandes. Se uma moto estiver ali, pode gerar um acidente grave – Foto: Agência O Globo/ Guito Moreto

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]