Publicidade

Um curioso italiano não queria apenas ter uma Cagiva Elefant, queria ter a Elefant mais rápida do mundo! Assim nasceu uma nova big trail, mesclando peças da clássica moto dos anos 1990 com itens de novíssimas máquinas da Ducati. Como resultado, uma moto grande, imponente e poderosa. Veja o resultado!

Fã criou big trail em casa

O modelo Elefant é uma lendária vencedora do Dakar, construída enquanto a Cagiva era proprietária da Ducati. Desta forma, a motocicleta era movida pelo amplamente utilizado motor Desmodromic L-twin de 904 cc.

Hoje, a marca Cagiva e o nome Elefant pertencem à MV Agusta e foram aposentados de longa data. No entanto, o italiano Paolo Balbo não quis ficar preso ao fato de que a moto saiu de linha e por isso criou uma ‘nova geração’ da Elefant.

big trail cagiva feita em casa

Big trail criada de forma artesanal garantiu um resultado incrível… e poderoso! Modelo entrega 160 cv, deixando muitas big’s atuais para trás

Publicidade

Para isso ele juntou o quadro e a ciclística de uma Cagiva Gran Canyon 900, de 1998. Mas o motor da sua criação é ainda mais moderno! Com uma série de placas cortadas a laser, Paolo conseguiu encaixar um Desmo V-twin de 1.099 cc – de uma Ducati 1098 de 2007 – no projeto.

O resultado foi fabuloso, à primeira vista, a sua nova Elefant com os famosos decalques da Cagiva parece ser uma moto do passado. Contudo, observando-a mais de perto percebemos que é uma máquina inteiramente retrabalhada. Diga-se de passagem, Paolo personaliza motos como hobby em Parma, região italiana de Emilia-Romagna.

Modelo teve novos painéis exclusivos construidos por Paolo

Veja também:

Publicidade

Big trail caseira!

A nova big trail feita em casa também utiliza o sistema elétrico da Ducati 1098. Portanto, a Elefant de Paolo apresenta 160 cv de potência e também demais detalhes da moto moderna. Fica apenas atrás da novíssima Ducati Multistrada V4S, com seus 170 cv.

Tudo começou com uma velha Cagiva de 1998…

No restante do conjunto, a nova Elefant tem roda dianteira de 19 polegadas, de uma KTM 1090 Adventure, ligada a um cubo da Cagiva Elefant original. O freio tem um par de pinças Brembo de uma Ducati 999, prendendo discos de 320 mm.

Na traseira a nova big trail tem braço oscilante de uma Honda Hornet, ligado a um monoamortecedor central WP, retirado de uma KTM 990 SuperDuke. Já o cubo da roda traseira de 17 polegadas é vem de uma Aprilia SVX550 e o freio Brembo traseiro é de uma Ducati 1098. Que mistura multi-marcas, hein!?

Publicidade

As peças originais da Elefant são apenas o tanque e os painéis laterais traseiros! O restante da carenagem dianteira foi construída do zero, usando uma mistura de fibra de vidro, fibra de carbono e kevlar. A isto acrescentam-se outras modificações sutis, como um silenciador Akrapovič.

big trail feita em casa

Da Cagiva Elefant original restaram apenas o tanque e os emblemas…

Fechando o projeto da nova big trail feita em casa, Paolo utiliza um esquema de cores simples de cinza e branco, logotipos Cagiva e uma luz traseira de estilo OEM. Gostaram do resultado?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]