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A Bajaj chegou no Brasil e por aqui a marca indiana iniciou sua operação com três modelos, de 160cc a 400cc. A topo de linha da fabricante é a Dominar 400, moto com aptidão sport touring e que chega para rivalizar diretamente com as nakeds de média cilindrada do mercado. Além disso, aposta num preço competitivo. Resumindo, é rival de modelos como MT 03, Z 400 e Duke 390, mas custando perto de motos muito mais simples, como Fazer 250 e CB 250F Twister.

Bajaj Dominar 400

A Dominar 400 é o modelo topo de linha da Bajaj tanto no exterior quanto por aqui. A motocicleta chega com a proposta de encarar longas viagens, mesmo com garupa. Para isso, ela tem tanque de 13 litros e vários acessórios que visam ampliar o conforto, como protetores de mão, bolha, bagageiro (com pequeno apoio lombar), protetor de motor e mais.

Bajaj Dominar 400 é uma naked que aposta no estilo Sport Touring

Na suspensão dianteira, o modelo é equipado com garfos invertidos (USD) de 43 mm. Na traseira, ela é servida por suspensão monochoque, com reservatório externo de gás. Os freios têm assistência de ABS de canal duplo, com discos de 320 mm na dianteira (pneu 110/70 R17) e 230 mm na traseira (pneu 150/60 R17);

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A Dominar 400 é movida por um motor arrefecido a líquido de um cilindro, com 373,3 cm³, muito similar ao da KTM 390 Duke. Possui 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), duplo comando de válvulas no cabeçote, injeção eletrônica e ignição DTSi, composto por três velas.

Modelo tem painel de LCD com display de marcados de marchas sobre o tanque

Um propulsor que entrega potência de 40 cv a 8.800 rpm e torque de 3,569 kgf.m a 6.500 rpm, juntamente com o câmbio de 6 marchas e embreagem assistida e deslizante. O escapamento de dois canos produz um ronco seco.

O modelo da Bajaj tem conjunto de luzes full-LED e tela em LCD. Visualmente, a Dominar 400 foi reestilizada e atualizada em 2021 e teve um design inspirado em nakeds de alta cilindrada. Também por isso, conta com guidão tipo split (peça única) e selim bipartido.

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Modelo tem banco bipartido e oferece também opção de encosto para garupa

Dominar 400: rival da MT-03, preço de Fazer 250

A Bajaj chegou com suas motos apostando no custo/benefício. Ou seja, modelos recheados de itens, mas com preços competitivos. Desta forma, a Dominar 400 é disponibilizada no Brasil nas cores Savanna Green e Charcoal Black (verde ou preto) por R$ 24.200.

Valores convidativos, visto que ela tem especificações próximas de Yamaha MT-03, com preço público sugerido de R$ 30.89, e Kawasaki Z 400, por R$ 33.310. Além disso, rivaliza com a sua ‘prima’ KTM 390 Duke, visto a parceria Bajaj e a marca europeia, com preço na faixa dos R$ 38.323.

Rivalizando com MT-03 e Z400 Bajaj Dominar 400 tem preço de CB 250F e Fazer 250

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Mas a Dominar 400 pode até acabar roubando vendas de motos mais simples, pois seus preço são muito próximos. A Yamaha Fazer 250, por exemplo, tem preço sugerido de R$ 21.490, mas acaba custando R$ 24.051 nas lojas (Fipe). O mesmo acontece com a Honda CB 250F Twister, vendida por R$ 23.290. Sem falar na CB 300F Twister, que será lançada em breve com preço também nessa casa.

 

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Dominar 400 é bem equipada

Além das especificações ‘de naked’ (como motor de 40cv, embreagem assistida e deslizante, suspensões premium), a Bajaj Dominar 400 possui um pacote de acessórios com a proposta Sports Tourer. Segundo a marca, não apenas peças que acentuam o estilo e o valor da motocicleta, mas também aumentam a segurança do motociclista. Veja a lista:

1 – Protetores de mãos aerodinamicamente esculpidos com asas flexíveis para proteção contra o vento;

2 -Suporte para mala traseira bonito desenhado especificamente para uso na Dominar 400. O equipamento também inclui um apoio para as costas para o garupa;

3 -Protetor de motor contra impactos que evitam danos ao reservatório de óleo lubrificante do motor;

4 – Protetor de perna que amplia a proteção contra colisões;

5 -Suporte de GPS de alumínio fundido, integrado ao painel de instrumentos, que permite aos passageiros conectar um dispositivo de navegação, como GPS ou mesmo um smartphone;

6 -Porta USB que permite que se recarregue o dispositivo de navegação.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]