Publicidade

Ter sobrenome famoso no automobilismo nÆo ‚ privil‚gio de Andr‚ Giaffone e Pedro Gomes cujos pais sÆo, respectivamente, Afonso Giaffone e PaulÆo Gomes.

Filhos de campeäes mundiais de F¢rmula-1 com sobrenomes como Piquet, Scheckter e Lauda, entre outros, j  passaram ou continuam pelas pistas do mundo. No caso do automobilismo tupiniquim, Afonso e PaulÆo fizeram hist¢ria no Campeonato Brasileiro de Stock Car, que no pr¢ximo domingo ter  a sexta etapa da temporada no Aut¢dromo de Interlagos.

Pedro e Andr‚ sÆo companheiros na equipe criada pelos pais, a Giaffone Motorsports. O tetracampeÆo da categoria PaulÆo Gomes (79, 83, 84 e 95) foi o primeiro vencedor da hist¢ria da Stock Car enquanto Afonso, seu grande rival nas d‚cadas de 70 e 80, venceu em 1981 e o tio de Andr‚, Zeca Giaffone, conquistou o t¡tulo em 1987. Ser filho e sobrinho de gente tÆo famosa assim e com importante presen‡a na hist¢ria do automobilismo brasileiro tem vantagens e desvantagens. Andr‚, de 32 anos, evita compara‡äes.

“Quero mostrar que nÆo tenho somente um sobrenome bonitinho. Sei que tenho obriga‡Æo de honrar o Giaffone, mas quero ser conhecido como o Andr‚ Giaffone pelos meus m‚ritos e nÆo somente como o filho do Afonso e sobrinho do Zeca”, disse Andr‚, que cuida da empresa da fam¡lia.

Publicidade

Pedro Gomes diz que ser conhecido como o filho do tetracampeÆo PaulÆo Gomes, que somente em 2002 deixou de correr na Stock Car, em alguns momentos chega a ser pesado. Afinal, depois de Ingo Hoffmann, que tem 12 t¡tulos, PaulÆo ‚ o maior ganhador da categoria.

Com 32 pontos, Andr‚ Giaffone ocupa a sexta coloca‡Æo na classifica‡Æo geral do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. Ele est  atr s do l¡der Ingo Hoffmann (86), de David Muffato (75), de Chico Serra (47), de Carlos Alves (43) e de Cac  Bueno, que tem 42 pontos.

Pedro Gomes est  na 17¦ coloca‡Æo com 19 pontos e, assim como Andr‚, marcou pontos em trˆs das cinco provas da temporada. Nas outras duas, ambos abandonaram.

Nokia a Stock Car Brasil, que tem promo‡Æo e organiza‡Æo da Vicar Promo‡äes, com comercializa‡Æo da Sports Momentum e supervisÆo da Confedera‡Æo Brasileira de Automobilismo. Os patroc¡nios sÆo de Chevrolet e Pirelli e co-patroc¡nios de Medley e Repsol.

Publicidade