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Foto: Suzuki GS 500

Foto: Suzuki GS 500

Tite, tava lendo o teste da Gs500 e vc diz q ela bebe muito ¢leo. tive uma dessas um tempo atras e acabei vendendo pq achei q ela estivesse bichada. Me explica melhor como funciona esse motor que usa ¢leo sem precisar de retifica.
lucas – jundiai sp
Ol , ha algum tempo venho acompanhando o site e tudo relacionado a GS 500 por se uma moto que est  me atraindo pois estou querendo sair da minha TW. Queria saber se a GS esquenta tanto quanto a CB pois andei em uma estrada de terra com a CB de 1¦ e 2¦ e em cerca de 15 min. ela desparou a ventoinha 2 vezes pois o marcador de temp. j  estava quase no vermelho. Se fosse a GS como seria, j  que a refrigeracao dela nÆo ‚ liquida, ‚ a ar. Ela esquentaria igual a CB e como nÆo possui nenhum meio de refrigera‡Æo artifical eu teria que parar a moto e esperar ela esfriar? Obrigado
Rafael – Brasilia – DF

R: Lucas, o motor da GS 500 ‚ um projeto com quase 30 anos, arrefecido a ar e que funciona em alta rota‡Æo, por isso consome ¢leo pra caramba! O ¢leo ‚ consumido pelo calor mesmo e nÆo ‚ queimado junto com a gasolina. Rafa, o motor da Suzuki ‚ a ar, por isso nÆo tem ventoinha e suportou 24 horas de pau puro num teste comigo, acho ele resistente pacas! Esse papo de parar pra esfriar o motor ‚ conversa do tempo do meu bisav“! Se vc parar o motor vai esquentar ainda mais por falta de arrefecimento.

Chopper
Sobre a id‚ia do Leonardo, de transformar uma Twister em custom: ‚ mais f cil reaproveitar a mecƒnica dela num chassi especial, tendo em vista que a cicl¡stica dela ‚ bem diferente. Mas tem maluco para tudo, j  vi at‚ fotos de uma R1 transformada em chopper. Mas se quiser fazer uma customiza‡Æo na Twister pode come‡ar com um guidÆo mais alto, p ra-brisa, sissy-bar e alforjes de couro, e remover aquelas entradas de ar falsas que ficam na parte dianteira do tanque de combust¡vel, pintar as tampas laterais de preto e substituir a rabeta por alguma mais quadrada que pode ser feita de fibra de vidro. E nÆo esquece da lanterna traseira capelinha, nariz de papa ou uma redonda b sica, nÆo tem erro. J  vai dar uma aproximada do que vocˆ deve estar pretendendo fazer.
Daniel – Alvorada, RS

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R: Afe, transformar uma R1 em chopper ‚ coisa de tochic“mano! Onde j  se viu?

Amortecedor
Nino! Todos se acham ¡ntimos do jornalista (e outras coisas mais) Geraldo Simäes. Pouco importa se o cara ‚ legal ou nÆo. Se ele ‚ profissional, j  basta. E agora temos o Nino, e ele ‚ profissional. Pronto. EntÆo, fui ao Campeonato de Motovelocidade em CG e pude observar que as motos da categoria Hornet nÆo possuem amortecedor direcional. Ora, por que nÆo, j  que as “zangadinhas” atingem praticamente a mesma velocidade (levando em considera‡Æo a pista) e o tempo ‚ apenas 5 segundos mas lento que as de 1000cc, que tem o amortecedor direcional? A hornet ‚ mais est vel?
Marco – Campo Grande/MS

R: â Marco, o que vc quis dizer com “outras coisas mais”? perdeu a no‡Æo do perigo? A Hornet nÆo precisa de amortecedor de dire‡Æo porque tem uma distribui‡Æo de peso equilibrada e a cicl¡stica mais “normal”. Ela nÆo ‚ uma esportiva, mas uma moto de uso urbano.

Escapamento
Como que o escapamento pode influenciar o rendimento de uma moto sendo que ele serve somente para saida dos gases do motor, pq a moto pode ficar ruim ou nao com a troca do escapamento original?
Andr‚ – Orlƒndia – SP

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R: Olha, esse papo de sa¡da de gases ‚ meio esquisito! O escapamento ‚ um dos componentes do motor e influencia diretamente no desempenho e economia. Se mexer no escapamento obrigatoriamente precisa alterar outros itens como alimenta‡Æo.  a mesma coisa que tomar banho e nÆo trocar a cueca, precisa fazer o servi‡o completo. Se mexe no escape tem de mexer no resto do motor.

Farol
estou aqui dando umas boas risadas do sr nino rosa, afinal ele parece estar perdendo a calma, suas respostas estÆo mais  speras, grosseiras e muito divertidas. Nino gostaria que o motonline fizesse uma campanha especifica com rela‡Æo ao farol das motos, que hoje em dia sÆo fracos demais ‚ um risco viajar com uma twister ou fazer, que sÆo motos m‚dias, boas de motor freios e horriveis de farol, algo poderia ser mudado para dar maior seguran‡a aos motociclistas.
Odirley – praia grande SP

R: A estas alturas o Nino deve estar de volta … sua vidinha de escritur rio! Pusta cara chato! â Dirley, seguinte, Deus d  a rapadura conforme a dureza dos dentes, se a sua moto ‚ pequena nÆo foi feita pra ficar enfrentando estradas … noite, mas para percursos urbanos. Eu viajei de Twister e de Fazer … noite a achei o farol delas suficiente pro tamanho da moto. O da Tornado sim ‚ uma titica de galinha! Mas tem piores, tenta viajar … noite de Vespa PX 200!

Viseira
Sobre a dica de passar lustram¢veis na viseira dada do leitor Diego, acrescento uma: cera para carro.  mais f cil de lustrar e tem uma durabilidade maior, exigindo menos frequencia na manuten‡Æo. E passando do lado de dentro da viseira, evita o emba‡amento !
Marco Cipolla – Botucatu, SP

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R: Cebolinha, viajou na maonese, filho? Se vc usar cera automotiva na viseira em pouco tempo nÆo vai enxergar mais nada! A cera polidora ‚ abrasiva pra caramba, nunca reparou que fica at‚ a tinta do carro na flanela?  pra usar lustra m¢veis sim e s¢! NÆo inventa, senÆo te frito em ¢leo quente e fa‡o um refogado.

Novidades 2008
Conhe‡o um dos Engenheiros Projetistas da Honda e finalmente consegui algumas informa‡äes sobre os pr¢ximos modelos das motos nacionais. A f brica ainda nÆo divulgou o pr¢ximo modelo de 3 motos: Falcon, Hornet e Shadow. Com rela‡Æo … Falcon, as mudan‡as serÆo apenas de cor e grafismo por isso nem vale a pena entrar em detalhes. Na Shadow 750 absolutamente nenhuma mudan‡a (para surpresa de alguns). A grande novidade est  por conta da Hornet. O motor ser  praticamente o mesmo (DOHC 599 cm3)por‚m, com a curva de potˆncia redimensionada, atingindo 100,5 cv. Significa exatamente 4 cv a mais que os modelos anteriores e com ligeiro acr‚scimo de torque. O painel ser  digital (com exce‡Æo do conta-giros), desta vez contar  com marcador de combust¡vel (que bom!). Mas as mudan‡as nÆo param por a¡. A Hornet 2008 ter  inje‡Æo eletr“nica e ser  lan‡ada a cor vermelha, mantendo as cores laranja e cinza. Esta ‚ a 1ø Honda Nacional com IE e ser  exibida no SalÆo Duas Rodas. Com todas essas mudan‡as, a Honda acredita que a Hornet 600 poder  ultrapassar a marca de 350 unidades/mˆs. O Motonline ‚ um site que merece destaque e espero poder ajudar com estas informa‡äes.
Rƒngelo – Rio de Janeiro – RJ

R: Tamb‚m conhe‡o v rios engenheiros da Honda e os man‚ nunca me contam nada! Bando de ingratos! à, acho esquisito que depois de a Yamaha anunciar a Fazer 600 eu comecei a receber v rias mensagens informando que a Hornet nova ter  inje‡Æo, painel de LCD, amortecedor invertido e outras novidades. T  me cheirando a not¡cia “plantada” pra arrefecer o interesse pela Yamaha. Como s¢ faltam 10 dias pro salÆo, agora todo mundo sabe tudo!