Publicidade

Pouco mais de 42 anos depois que a primeira CG 125 saiu da linha de montagem, a Moto Honda da Amazônia alcança a expressiva marca de 24 milhões de motocicletas produzidas no Brasil. A moto número 24.000.000 foi uma Pop 110i, modelo desenvolvido exclusivamente para o Brasil e que hoje é a quarta moto mais vendida do País. Este marco histórico foi celebrado na última quarta-feira (16/01) e a Pop 110i branca 2019 saiu da linha de produção às 12:30 no horário de Manaus (AM).honda_24milhoes

“A Pop 110i, que é referência em economia de combustível, durabilidade e confiabilidade, protagonizou o marco em nossa linha de produção, representando os milhares de consumidores de todo País. Estamos extremamente felizes por vivenciar mais este momento histórico na trajetória da empresa e agradecemos aos 24 milhões de clientes que confiaram em nossa marca ao adquirir os nossos produtos”, comenta Júlio Koga, vice-presidente industrial da Moto Honda da Amazônia.

A fábrica de Honda em Manaus é a maior e mais verticalizada unidade produtora de motocicletas da marca no mundo. O primeiro modelo produzido na unidade, em 1976, foi uma CG 125. Nesta fábrica hoje são produzidas 3.700 motocicletas por dia. No total são 34 modelos, com 77 variações de versões e cores, além de quadriciclos e motores estacionários. Esta é uma das maiores fábricas do polo industrial de Manaus e um dos centros de produção mais representativo das Américas. Presente em Manaus dede 1976, esta fábrica tem capacidade instalada para produzir até 200 mil motocicletas por mês.

A fábrica reflete a força do setor no Brasil e é a prova da crença da marca no potencial do mercado brasileiro. Apesar dos altos e baixos do nosso mercado, a empresa mantém investimentos em infraestrutura, capacitação de pessoal, desenvolvimento de novas tecnologias e inovação, buscando constantemente alternativas para elevar a competitividade e fortalecer a verticalização. Não por outro motivo a marca detém para si há mais de 20 anos 80% participação no mercado de motocicletas no Brasil.

Publicidade

A título de comparação, a frota circulante de motocicletas no Brasil tem aproximadamente 26 milhões de unidades. Ou seja, a Honda sozinha já produziu quase o volume de motos que rodam pelo Brasil. Além das motos, quadriciclos e motores estacionários, na fábrica de Manaus são produzidos também os principais componentes de cada produto, além das ferramentas e dispositivos necessários para a produção. Entre os processos industriais realizados na fábrica da Honda em Manaus estão a fundição, sinterização, usinagem, montagem do motor, fabricação de tubos, estamparia, solda, pintura, fabricação de chassi, linha de montagem e inspeção final.

separador_honda

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.