Publicidade

Lan‡amento de airbag para motocicletas e pesquisa de redu‡Æo de danos a pedestres rendem homenagem … marca em evento sobre seguran‡a nos ve¡culos

O desenvolvimento do sistema airbag para motocicletas e a redu‡Æo nos danos a pedestres ap¢s colisÆo com ve¡culos renderam homenagens … Honda. Dois engenheiros da marca, o japonˆs Satoshi Iijima e o norte-americano Douglas Longhitano, foram recentemente lembrados por suas contribui‡äes em pesquisas sobre seguran‡a no trƒnsito durante a 20¦ edi‡Æo da Conferˆncia Internacional sobre Seguran‡a nos Ve¡culos, realizada em Lyon (FRA).

No caso do engenheiro Satoshi Iijima, o s¡mbolo dessas mais de trˆs d‚cadas dedicadas ao estudo sobre o tema foi a apresenta‡Æo do in‚dito sistema de airbag desenvolvido exclusivamente para motocicletas. As pesquisas da equipe liderada pelo profissional japonˆs tiveram in¡cio em 1990. Naquela ‚poca, o foco central consistia em encontrar tamanho e m‚todo apropriados, e meios para fix -lo na moto.

Pesquisas em in£meras versäes de motocicletas, como um scooter de grande cilindrada, e a participa‡Æo em eventos internacionais sobre seguran‡a em ve¡culos foram alguns dos desafios da Honda nesse per¡odo de desenvolvimento. O modelo escolhido foi a Honda GL 1800 Gold Wing. Apresentado mundialmente no ano passado, passou a ser importado para o mercado brasileiro no primeiro semestre de 2007.

Publicidade

J  o engenheiro norte-americano Douglas Longhitano, do departamento de engenharia sˆnior da Honda R&D (Research and Development), foi reconhecido pela sua contribui‡Æo … seguran‡a do autom¢vel. Por mais de uma d‚cada, ele liderou pesquisas na  rea que estuda acidentes envolvendo pedestres e autom¢veis, como SUV`s (Sport Utility Vehicle) e caminhonetes. Seu objetivo foi desenvolver prote‡äes mais eficazes para evitar lesäes nas pessoas, contribuindo para a seguran‡a no trƒnsito.