Publicidade
Foto: Honda Hero 100 da Öndia

Foto: Honda Hero 100 da Öndia

Tite! A pergunta ‚ antiga e eu sei que a sua bola de cristal costuma ter uma m‚dia de acerto em torno de 70% das previsäes. Soube que essa semana acabou de sair do papel dos engenheiros da Honda, l  em Manaus alguns modelos poulares com i.e que estarÆo a nossa disposi‡Æo no final de 2007. podes adiantar algo? Ou nem vc sabia?
Tony – Recife, PE
Fala vida boa! Eu t“ sabendo de nada nÆo, oficialmente, mas tem um zum-zum pela internet sobre uma moto Honda popular pra concorrer com a Hunter 90 ainda em 2006.

Rela‡Æo
Tite! Tenho uma NX 150 ano 1990 vermelha, toda original (a primeira lan‡ada pela Honda). A moto tem uma rela‡ao extremamente curta, ela original a 80km/h fica em torno de 8000rpm, entao troquei o pinhÆo para um de 17 dentes (2 a mais) com o resultado de 80km/h a 6500rpm. Mesmo assim nao estou satisfeito, e vejo sempre as Cgs 125cc, 150cc me ultrapassando a 90, 100km/h tranquilos. Posso alongar mais colocando uma coroa com 1 ou 2 dentes menor, ou for‡ar  demais o motor? Saberia me dizer qual coroa seria boa?
Marcos – Rio de Janeiro, RJ
Pode, claro, mas quando enfrentar uma subida a moto ficar  x“xa como um elefante cansado. Pra saber qual a melhor coroa s¢ testando!

Freio
Tite, esta vai pro Roberto – Campinas SP. Eu tambem tinha problemas de freio na minha Yes em dia de chuva. As lonas e pastilhas originais sÆo muito duras. Duram muito, mas acabam com o cubo e disco e molhadas ficam uma caca. Troquei a pastilha pela Fisher organic e lonas tamb‚m Fisher e meus problemas acabaram. Vai fundo que sÆo pe‡as muito baratas e valem a pena.
Sergio – Santo Andr‚-SP
Viu, Val‚rio Valente!?!

Publicidade

F 800
Tite! T  vendo? Quando eu lhe perguntei se havia a possibilidade de testar a BMW F800, vc me disse que nÆo tinha a menor chance. Nunca diga nunca! Parab‚ns v‚io! E nÆo demore muito a publicar o teste, afinal, vc sabe que somos fÆs do seu trabalho. E nÆo se esque‡a do teste da Twister.
Carlos – Banabui£, CE
Rapaz, acho que a BMW leu aquela sua carta! Valeu, meu banabiuieiuiense favorito! Twister? Que Twister?

Comparativo
Li o comparativo Hornet600F X GSX750F e gostaria de saber se na Bandit650 a potˆncia ‚ medida na roda, como na GSX750F, ou se a diferen‡a de potˆncia em rela‡Æo a Hornet ‚ realmente muito grande. A potˆncia declarada da Bandit650 ‚ 78 HP … 10.100 RPM e da Hornet 96,5 cv a 12.000 rpm, ‚ diferen‡a de medi‡Æo ou de potˆncia mesmo.
Ivan Soares – Belo Horizonte – MG
A Suzuki mede a potˆncia na roda. Acredito que no motor essa potˆncia deve ser perto de 85 cv.

XTZ 250
Tite, fiz um teste drive na XTZ 250 Lander e gostei muito. Dirigibilidade boa e confort vel. O pessoal da Yamaha estava liberando a moto para o teste drive mediante darmos uma “voltinha” em uma Tornado que l  estava para verificarmos a diferen‡a. Impressionante, a Tornado ficou mesmo pra tr s. No entanto verifiquei que na Lander o recepiente do fluido de freio fica pr¢ximo ao pedal direito do passageiro bem exposto. Isso nÆo ‚ um defeito?
junio – Governador Valadares
Essa ‚ boa, um teste drive comparativo! Sim, esse cilindro mestre traseiro e a mangueira de freio por baixo da balan‡a sÆo dois pontos vulner veis nas trilhas.

Pregui‡oso
Tite, eu nÆo acompanho muito as corridas de MOTOGP pela TV, pois nÆo possuo canal fechado, mas na £ltima corrida decidi ir a casa de meu primo assitir o “grand finale” de 2006. Queria que vc comentasse sobre o erro de VALENTINO naquela curva, uns dizem que ele deitou demais, vc j  disse aqui que ele acelerou na curva, oq realemnet aconteceu? Ser  que ele nÆo soube lidar com a pressÆo? Achei o CampeÆo meio FROUXO, bem que ele poderia sim ir p/ cima das DUCATIS! Ou seja, ele administrou, ‚ normal tamb‚m n‚? Afinal ser campeÆo em cima de ROSSI ¤ ‚ nada f cil! Dˆ um panorama da temporada de MOTOGP que chegou ao fim. Escreve um pouco a¡, vc anda meio pregui‡oso.
Igor – Salvador-Ba
Mas que soteropolitano folgado! Sim, Valentino errou e ele admitiu que escolheu pneus duros demais e acelerou antes da hora. NÆo, Hayden nÆo afrouxou, pelo contr rio, manteve um ritmo forte porque queria ser campeÆo do mundo e foi mesmo. Leia o artigo “med¡ocre ‚ a nonna!” aqui mesmo no Motonline.

Publicidade

800
Com a redu‡Æo da cilindrada nos campeonatos para 800cc, o mercado aqui para os consumidores comuns ser  influenciado tamb‚m com a redu‡Æo?
KiKo – Santana de Parna¡ba
Certamente as motos de 750 cc poderÆo passar a 800, ou as 1000 reduzirem pra 800. Ou mesmo nenhuma dessas, porque o que rege as motos esportivas produzidas em s‚rie ‚ o mundial de Superbike, que continua 1000, e nÆo a MotoGP.

Pneu
Percebi que o pneu dianteiro de minha moto foi montado no sentido de rota‡Æo inverso. Tecnicamente falando, quais os problemas que podem ocorrer? Este pneu est  condenado por isso?
Fernando – V rzea Grande – MT
Vc nÆo explicou QUAL moto, mas certamente vc ter  de remontar esse pneu por causa dos sulcos que precisam escoar a  gua da chuva num £nico sentido.

Seguran‡a
tite, a televisao local aqui filiada a Rede Globo esta exibindo durante a semana uma serie de materias que tem como titulo a violencia no transito, e adivinha quais sao os acidentes mostrados no transito? as com Motos. Da nojo de ver as reportagens, estao colocando os motociclistas como os violentos no transitos, acho que deveria ter leis mais rigidas e que realmente punisse os culpados, se sim acabaria com os motoristas irresponsaveis. So tem uma maneira de acabar com a violencia no transito, educando a populacao, e este ‚ o papel do governo.
WELLINGTON – CACERES – MT

FIM
Tite, Ap¢s o congresso da FIM no Brasil. Podemos ter a esperan‡a de voltar a ter uma prova internacional de Motovelocidade, motocross ou Enduro no Brasil?
Jonas – Caxias do Sul
Bom, brasileiro nÆo desiste nunca, entÆo acho que h  esperan‡as, menos pra velocidade, porque nÆo temos mais pista homologada.

Publicidade