A Honda apresentou ontem (5/5/2016) sua nova trail pequena, a XRE 190. De forma surpreendente, a líder do mercado mostra preocupação com a perda de espaço de seu modelo (Bros 160) para a Yamaha Crosser, num dos segmentos de mercado que mais cresce no Brasil e apresenta uma nova moto para deter a sangria.
“Dentro de nossa estratégia de manter a liderança e crescer as vendas em segmentos específicos, este lançamento talvez seja um dos mais importantes dos últimos anos pelo volume que ele pode representar para nossa marca e para o mercado”, confidenciou Alexandre Cury, diretor comercial da Honda.
A moto, que já entrou em produção e estará disponível aos consumidores na segunda quinzena deste mês, tem preço público sugerido de R$13.300,00, garantia de três anos, com troca de óleo gratuita em sete revisões. A Honda acredita que conseguirá vender 32 mil unidades por ano – cerca de 2.600 motos por mês. É de fato um volume razoável e pelas características da nova XRE 190 bem possível de ser cumprido, apesar do momento de depressão que atravessa o mercado.
Posicionada pela Honda como uma alternativa para consumidores que têm na XRE 300 um símbolo de estilo e sofisticação, mas que procuram mais economia e menor custo de aquisição, a XRE 190 mostra que a Honda busca criar uma família de motos no estilo on-off-road a exemplo do que a maior concorrente Yamaha já possui com sua família Ténéré. “A Bros continua atendendo muito bem os mercados do Norte e Nordeste, mas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste percebemos a necessidade de uma moto diferenciada para ampliar nossa presença”, justificou Cury.
Seguindo o conceito de uma moto trail urbana, a XRE 190 segue as linhas da irmã maior, com o bico característico, mas menos projetado adiante, acompanhado pelo para-lama rente à roda dianteira. O desenho do tanque e as aletas também são semelhantes e a moto tem ainda duas grandes alças e um bagageiro feitos em nylon de alta resistência e moldados numa única peça, o que dá à moto o desenho clássico de uma moto trail para uso em todo tipo de piso, especialmente os mais esburacados. Com o lançamento da XRE 190, a Honda surpreende o mercado e inova ao trazer para uma moto de baixan cilindrada o ABS, ainda que neste caso seja de um canal, ou seja, que atua apenas na roda dianteira.
No test-ride proporcionado pela Honda em um circuito fechado com pista de asfalto e de terra com muitos buracos e pedras soltas, foi possível perceber que a nova XRE 190 entrega exatamente o que se pode esperar dela. Uma moto leve (127 kg) e ágil em qualquer situação, com boa capacidade de sair de situações embaraçosas no trânsito ou fora dele, em qualquer terreno, e que oferece ainda excelente nível de conforto pelo bom trabalho de ergonomia realizado, com o piloto sempre posicionado de forma natural e com grande mobilidade quando precisa trabalhar em pé nas pedaleiras, nos pisos ruins.
A Honda declara que os testes de consumo realizados colocam a XRE 190 entre as motos mais econômicas de sua linha e que seu tanque de combustível com capacidade para 13,5 litros oferece uma autonomia próxima dos 400 km, o que significa dizer que a moto deve consumir algo em torno de 30 km/l. Como uma moto nova, a XRE 300 tem sua base mecânica na Bros 160, com um motor pertencente ao que a Honda chama de Core 3, um geração de motores de última geração e mais eficientes, cujas características reúnem economia de combustível, menor peso e baixo nível de emissões de poluentes, que já equipam todas da linha de baixa cilindrada da marca.
O motor da nova XRE 190 é de um cilindro, com 184,4 cm³, OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, arrefecido a ar e com sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Com tecnologia FlexOne, oferece potência de 16,3 cv a 8.500 rpm com torque de 1,65 kgf.m a 6.000 rpm abastecido com gasolina e 16,4 cv a 8.500 rpm com torque de 1,66 kgf.m a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O sistema de partida é elétrico e tem câmbio de cinco velocidades com a transmissão final realizada por corrente.
O painel de instrumentos embutido na carenagem é digital e traz informações do marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de indicações para todo o funcionamento do modelo. O assento é outro item que colabora decisivamente para oferecer bom nível de conforto ao piloto, com boa largura, maciez e construído em dois níveis. Na ciclística, a XRE 190 traz chassi do tipo berço semi-duplo, produzido em tubos de aço, ao mesmo tempo leve e resistente, que oferece boas e equilibradas respostas em qualquer situação.
A moto possui características que a tornam muito fácil de pilotar, como o baixo peso (127 kg) e a altura do assento (836 mm), além da posição de pilotagem muito intuitiva, com pedaleiras e guidão que deixam o piloto, qualquer que seja sua estatura, em posição natural e ereta, com os braços mais elevados, evitando a fadiga. O conjunto de suspensões também colabora para o conforto. Na traseira a XRE 190 usa monoamortecimento com curso de 150 mm (sem links) e na dianteira garfo telescópico com curso de 180 mm.
As rodas são raiadas, como deve ser uma trail, e tem um detalhe que diferenciam o modelo que é o acabamento em cromo fumê. Os pneus são de uso misto na configuração 90/90 – 19M/C 52P (dianteiro) e 110/90 – 17M/C 60P (traseiro). Os freios da XRE 190 são a disco nas duas rodas e a grande inovação está no freio dianteiro, que é o sistema antitravamento (ABS). O disco dianteiro (240 mm) tem pinça de duplo cáliper e na traseira há um disco de 220 mm com pinça simples, o que compõe um adequado e eficiente sistema de freios.
Fabricada em Manaus (AM), a nova XRE 190 será oferecida em versão única, nas cores verde, preta e vermelha, todas perolizadas. O preço público sugerido é R$ 13.300,00 (base Estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro). Assim como já acontece com todo o lineup da Honda no Brasil, a XRE 190 tem a exclusiva garantia de três anos, com a troca de óleo gratuita em sete revisões.
FICHA TÉCNICA HONDA XRE 190 |
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Motor……………………………………………….. | OHC, Monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar |
Capacidade cúbica……………………………… | 184,4 cm³ |
Diâmetro X curso………………………………. | 61,0 x 63,1 mm |
Taxa de compressão…………………………… | 9,5 : 1 |
Sistema de partida…………………………….. | Elétrica |
Bateria……………………………………………… | 12V – 5 Ah |
Sistema de Ignição…………………………….. | Eletrônica |
Tipo de combustível…………………………… | Gasolina / Etanol |
Capacidade do tanque de combustível….. | 13,5 litros (3,1 litros reserva) |
Alimentação………………………………………. | Injeção Eletrônica PGM FI |
Torque máximo………………………………….. | 1,65 kgf.m (gasolina) ou 1,66 kgf.m (etanol) a 6.000 rpm |
Potência máxima………………………………… | 16,3 cv (gasolina) ou 16,4 cv (etanol) a 8.500 rpm |
Capacidade de óleo no motor………………. | 1,2 litro |
Sistema de lubrificação……………………….. | Forçada por bomba trocoidal |
Transmissão………………………………………. | 5 velocidades |
Embreagem………………………………………… | Multidisco em banho de óleo |
Tipo de chassi…………………………………….. | Berço semi duplo |
Pneu dianteiro……………………………………. | 90/90-19M/C52P |
Pneu traseiro……………………………………… | 110/90 – 17M/C 60P |
Freio dianteiro……………………………………. | Disco simples 240 mm com ABS |
Freio traseiro……………………………………… | Disco simples 220 mm |
Comprimento total……………………………… | 2.075 mm |
Largura total………………………………………. | 821 mm |
Altura total…………………………………………. | 1.179 mm |
Altura do assento………………………………… | 836 mm |
Altura mínima do solo…………………………. | 241 mm |
Peso seco………………………………………… | 127 kg |
Distância entre eixos…………………………… | 1.258 mm |
Suspensão dianteira……………………………. | Garfo telescópico / 180 mm de curso |
Suspensão traseira……………………………… | Monoamortecimento / 150 mm de curso |