Comprar uma moto sem antes colocá-la para rodar e sentir como se dá a sintonia entre você e a futura companheira de milhares de quilômetros é como adquirir uma casa sem visitar seus cômodos, apenas olhando a fachada. Eis a importância do test-ride para quem está comprando. Já para aquele que está vendendo, pode ser a oportunidade de proporcionar ao cliente sentir com as próprias mãos a eficiência de um novo recurso e facilitar a venda. É exatamente este o caso da Honda com a CG 160 2018 – que está disponível para teste em todas as concessionárias do País.
A linha CG 160 2018 está equipada com o novo sistema de freios CBS (Combined Brake System, chamado pela Honda de Combi Brake) que distribui parte da frenagem à roda dianteira quando acionado o pedal do freio traseiro. Em tese está longe de ser algo revolucionário, mas na prática reforça a sensação de segurança e reduz muito a distância percorrida ao frear apenas com a roda de trás, erro comum ao nos assustarmos em situações de emergência, além de manter a moto na trajetória (com leves escorregadas de traseira, claro) se usarmos o pedal com força. Quem tem a experiência de atestar pessoalmente o desempenho dos freios (como nós fizemos com a Bros 2018) poderá comprovar esta afirmação.
O objetivo da Honda é oportunizar que os futuros clientes, geralmente das classes C e D, também tenham o direito de rodar com a moto antes de efetuar a compra (o que é tradicional na alta cilindrada), além de, claro, contribuir na persuasão de venda apostando no CBS. Segundo o diretor comercial Alexandre Cury, a marca “está fazendo um investimento considerável” e colocando à disposição 1.600 motos para test-ride, distribuídas em todas as concessionárias do Brasil. Ao todo, são 800 unidades da CG 160 Start e 800 da CG 160 Fan, que trabalham de formas distintas com o CBS, afinal na Start ele atua por um sistema de cabos (uma vez que o freio é a tambor nas duas rodas) e na Fan, assim como na Titan, no disco dianteiro há um pistão independente para o CBS.
É possível agendar um test-ride até mesmo pelo site da marca, no qual foi adicionado um botão ‘test ride’ logo abaixo do já existente ‘tenho interesse’. O atalho direciona para uma lista com as concessionárias mais próximas, encontradas assim que o usuário informa o estado e a cidade que desejar. Cabe lembrar que o modelo CG 160 Titan não participa da ação pois a ideia é comprovar a eficiência dos freios CBS e estes têm o mesmo funcionamento na Titan e na Fan (com preço menor), e empregar a versão topo de linha encareceria a promoção. No site da marca, que não considera despesas como frete e seguro, a Honda CG 160 Start tem preço público sugerido de R$ 7.990,00; a CG 160 Fan custa R$ 8.990,00; e o preço da CG 160 Titan é de R$ 10.190,00.
Honda terá test-ride da CG em todas concessionárias do Brasil