Publicidade

As motos Honda são conhecidas literalmente por todos os brasileiros. E não teria como ser diferente, pois a marca está presente no país com representação oficial há mais de 50 anos e é a dominante em nosso mercado.

Sua história por aqui é repleta de clássicos, como as icônicas Hornet e Sahara – nome que foi sucesso nos anos 1990 e voltou ao lineup -, bem como estrondosos sucessos de vendas, entre eles Biz e a street CG. Porém, os primeiros passos da companhia no Brasil aconteceram muito antes de qualquer um destes modelos ganhar as ruas. Relembre o início de tudo.

motos honda antiga antes da cg

As primeiras motos Honda chegaram ao Brasil nos anos 1960, importadas, cerca de 10 anos antes da marca se instalar por aqui. Eram modelos como a CM90

As primeiras motos Honda no Brasil

Diga-se de passagem, a história das motos Honda no Brasil começou há 67 anos. E foi acelerando em Interlagos. Em 1954, a fabricante ainda era novata quando chegou para sua primeira corrida de motos fora do Japão – sim, os japoneses atravessaram o mundo e escolheram o Brasil para sua primeira aparição em competições internacionais.

Publicidade

A ocasião era de um festival de velocidade, durante o IV Centenário da cidade de São Paulo. Desta forma, a marca enviou um piloto e um modelo R125, para a competição. Entretanto, depois de uma corrida a moto foi vendida para custear o retorno da equipe ao Japão e perdida no Brasil. Saiba todos os detalhes dessa história aqui.

Passado esse pitoresco capítulo, no final dos anos 1960, as primeiras motos Honda começaram a ser vendidas no Brasil. Eram modelos ainda importados, com motores de 50 cc (C110), 65 cc (CS 65) e 90cc (CM 90), mas já com motores 4 tempos.

C110

C110 e suas variantes com maior deslocamento foram as primeiras da marca a chegarem no Brasil

Publicidade

Todas eram motonetas, antecessoras da popular C 100 Dream, já com a famosa embreagem automática e câmbio de quatro marchas. As novidades vinham importadas por representantes oficiais – com a COBRI, de São Paulo.

Veja também:

Representantes foram os responsáveis por trazerem as primeiras motos Honda ao Brasil, ainda de forma importada

O começo do grande mercado

A Honda instalou-se oficialmente no Brasil em 1971, ainda oferecendo motos importadas. Apenas 5 anos depois, foi inaugurada a fábrica da marca, no recém-inaugurado polo industrial de Manaus.

Publicidade
CG-125-1976-1-768x513

Depois de oferecer modelos importados, a Honda desenvolveu sua primeira moto ‘made in Brazil’. Era a CG, que segue em linha até hoje

Aliás, foi da nova fábrica de onde saiu a primeira CG. Enfim, de lá para cá, a marca cresceu e se tornou a maior marca de motos do país, já a popular CG se tornou o veículo mais vendido do Brasil de todos os tempos! São mais de 14 milhões de unidades produzidas. Só em 2023, quase 420 mil CG’s ganharam as ruas.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]