Publicidade

Paulista “gasta tudo o que tem” e deixa franceses para tr s na etapa entre Alto Parna¡ba (MA) e SÆo Raimundo Nonato (PI)

SÆo Raimundo Nonato (PI) – Foi “no bra‡o”, como o pr¢prio Jos‚ H‚lio previu. Depois de cumprir um domingo de 643 quil“metros (sendo 309 cronometrados) entre Alto Parna¡ba (MA) e SÆo Raimundo Nonato (PI), o brasileiro ‚ o novo l¡der geral das motos na 15a edi‡Æo do Rally Internacional dos Sertäes.

Segundo colocado at‚ a especial de ontem, ele deixou para tr s o francˆs Cyril Despr‚s, atual campeÆo do Rally Dakar e do pr¢prio Rally dos Sertäes. Despr‚s caiu de primeiro para terceiro, sendo superado tamb‚m pelo compatriota David Casteu, de acordo com os resultados extra-oficiais.

“Gastei hoje tudo o que eu poupei ontem”, falou Jos‚ H‚lio, que teve postura conservadora na etapa de s bado, na Etapa Maratona, na qual ‚ proibida assistˆncia t‚cnica externa aos ve¡culos. “A especial deste domingo foi muito travada, cheia de ‘quebradeiras’. Foi muito dura, tamb‚m. Ningu‚m conseguiu impor um ritmo muito forte. Sendo assim, consegui descontar, no bra‡o, a vantagem que o Despr‚s tinha. Ele segue com uma moto muito r pida, entÆo ‚ imposs¡vel fazer alguma previsÆo para os pr¢ximos dias.”

Publicidade

O desempenho de Jos‚ H‚lio neste dom ingo impressionou. Ele foi o £nico entre as motos a completar a especial em menos de 3h40min. Segundo a cronometragem extra-oficial, ele cravou 3h39min44s, contra 3h44min47s de Casteu e 4h08s36 de Despr‚s. A atua‡Æo foi elogiada por Marcos Erm¡rio de Moraes, presidente da Dunas Race, empresa organizadora da prova: “O Jos‚ H‚lio est  fazendo um trabalho muito bom. Dos dez primeiros, seis sÆo estrangeiros. Isso prova que os pilotos de fora vieram em alt¡ssimo n¡vel, o que s¢ mostra como o Jos‚ H‚lio est  bem”.

O alto n¡vel ‚ visto tamb‚m nas outras categorias. Nos carros, a lideran‡a segue com a dupla Maur¡cio Neves/Cl‚cio Maestrelli, que terminou o domingo com um tempo 12min30s melhor que o de Reinaldo Varela/Marcos Macedo, vice-l¡deres da classifica‡Æo geral. Marcos Cassol/Kleber Cincea vem logo atr s.

Entre os caminhäes, o destaque do dia fic ou para a equipe de Amable Barrasa, Jos‚ Papacena Neto e Raphael Bett, vice-l¡deres no geral, que fecharam a etapa com um tempo 20 minutos melhor que os l¡deres na soma dos tempos – Edu Piano, Solon Mendes e Davi Fonseca. A ponta, por‚m, segue sob controle, com uma vantagem de 39 minutos.

Nos quadriciclos, a lideran‡a geral ‚ de Maur¡cio Ramos, o Öndio, seguido de Luis Paschoalin. Robert Naji Nahas, que sofreu acidente na especial de s bado, nÆo largou, como era esperado.

Publicidade

A caminho da Bahia – O Rally dos Sertäes segue agora de SÆo Raimundo Nonato (PI) at‚ Barra (BA), percorrendo no total 493 quil“metros, sendo 394 de especial. Ser  o trecho cronometrado mais longo de toda a competi‡Æo. A segunda e £ltima Etapa Maratona do Rally dos Sertäes, comemorativa aos 15 anos do maior evento off-road das Am‚ricas, conta com alto consumo de combust¡vel, por isso o reabastecimento est  programado para o meio da especial.

Trecho de grande exigˆncia na navega‡Æo, com piso de areia pesada. Ser  necess ria muita aten‡Æo dos pilotos, principalmente de moto, em fun‡Æo da presen‡a de animais nos arredores – como cabritos e vacas. H  zonas de radares no cruzamento de vilas.

“A Etapa Maratona sempre ‚ uma caixinha de surpresas. O dia de amanhÆ ser  decisivo do rali, certamente com grandes resultados para os comptidores. E as dificuldades nÆo serÆo poucas, j  que teremos 230 quil“metros de areia pesada e um calor intenso”, concluiu Marcos Erm¡rio de Moraes, presidente da Dunas Race.