Publicidade

A marca KTM você já conhece bem, mas o que talvez ainda não saiba é que o time laranja não para de expandir sua participação em outras empresas. Desta vez os austríacos compraram parte da MV Agusta, tradicional marca de motos de luxo italiana e eterna rival da Ducati. Entenda a negociação e o que muda a partir de agora!

KTM compra marca de luxo rival da Ducati

A KTM AG da Áustria vai adquirir uma participação de 25,1% na italiana MV Agusta, ainda em novembro deste ano. Segundo comunicado, no âmbito desta parceria estratégica entre os dois fabricantes europeus de motocicletas, a KTM AG – empresa da PIERER Mobility – fornecerá à MV Agusta suporte à cadeia de suprimentos e assumirá as compras.

Empresas anunciaram conjuntamente o acordo

Além disso, no decorrer da cooperação, a MV Agusta vai distribuir parcialmente sua linha de produtos, através da rede de distribuição mundial da PIERER Mobility. Vale lembrar que o grupo da KTM também é dono de marcas como a espanhola GasGas e a sueca Husqvarna.

Publicidade

Quanto a parte de fornecimento do acordo, ainda em setembro, a KTM AG assumiu a distribuição das motos da MV Agusta nos EUA, Canadá e México. Desta forma, não seria impossível imaginar que a KTM possa estudar disponibilizar as motos italianas novamente em países como o Brasil. Quem sabe no futuro?

Venda das motos MV Agusta já tiveram representação no Brasil no passado

Parcerias incluem China a Bajaj

Tanto a MV Agusta quanto a KTM já têm laços estreitos com marcas chinesas. A MV tem acordos com a Qianjiang (proprietária da italiana Benelli e parceira da Kawasaki), enquanto a KTM possui cooperação há muito tempo com a CFMoto.

Essa marca chinesa fabrica alguns dos motores e motos da KTM e usa o motor LC8c austríaco em sua própria moto adventure 800MT e no próximo roadster 800NK. Além disso, recentemente a KTM fundou a CFMoto Europa GmbH, como parte de um acordo para assumir a distribuição das motos da CFMoto, no Reino Unido e na Irlanda, a partir de 2023.

Publicidade

As outras parcerias da KTM incluem um acordo de longa data com a Bajaj. A marca indiana – que vem ao Brasil neste ano – fabrica as pequenas motos de um cilindro da empresa austríaca, as Duke 200, 250 e 390.

Stefan Pierer sobre uma atual KTM Duke junto do diretor executivo Rajiv Bajaj

Veja também:

Da MotoGP ao Adventure

Atualmente, a KTM é ativa em todas as classes de corrida da MotoGP, embora tenha pouca presença no mercado de motos esportivas. Curiosamente, este é um nicho onde a MV Agusta tem tradição e segue direcionando seus produtos, rivalizando com a Ducati.

Publicidade
Giacomo Agostini

Giacomo Agostini formou-se o maior campeão de motovelocidade sobre modelos da MV Agusta

 

Além disso, com a presença da KTM na MotoGP, a subsidiária GasGas vai fazer a sua entrada no campeonato do próximo ano. Então, existe a possibilidade do nome MV retornar um dia ao grid.

No entanto, atualmente a MV Agusta está tentando ganhar posição no mercado de motos adventure, onde a KTM já tem uma forte posição. Desta forma, as possibilidades seguem variadas para ambas as empresas!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]