Publicidade

À medida em que o evento antecipa informações sobre a edição 2023, as fabricantes de motos também revelam novidades sobre o Dakar. Ou deixam vazar.

E foi assim que começou a surgir o assunto de que a MV Agusta pode estar planejando um ingresso no maior rali do mundo. Ou, talvez, um regresso. Isto porque a marca tem forte ligação com a Cagiva, bicampeã (1990 e 1994) da competição com a Elefant 900 – que, inclusive, inspirou novas big trail da MV.

mv agusta lucky explorer

A MV Agusta parece estar cada vez mais perto do segmento de aventura. Depois de lançar as big trail Lucky Explorer, italiana cogita voltar ao rali Dakar

 

Publicidade

MV Agusta e a ‘volta’ ao Dakar

A história da Cagiva (hoje sob o guarda chuvas da marca MV Agusta) no Dakar é gloriosa, com 11 pódios conquistados entre 1990 e 1997. Teve direito até a dois títulos e uma dobradinha, em 1994, quando o italiano Edi Orioli e o espanhol Jordi Arcarons conquistaram os dois lugares mais altos do pódio.

Cagiva Elefant 900 iveu tempos dourados no Dakar, conquistando 11 pódios nos anos 1990

Agora os tempos dourados podem voltar. Nas últimas semanas os rumores de que a MV Agusta vai criar uma equipe própria para a competição ganharam força. Além disso, representantes do Dakar teriam se encontrado com gestores da fabricante para apresentar informações sobre a edição 2023.

Se a marca realmente confirmar sua participação será uma grande supresa para amantes do off road de todo o mundo, pois este é um nicho em que a MV Agusta ainda não atua. Apesar de ter lançado duas big trail no ano passado, a marca precisará desenvolver novas motos compatíveis com o regulamento atual do rali – monocilíndricas e com até 450cc, por exemplo.

Publicidade

Para participar do Dakar a MV Agusta vai precisar desenvolver uma nova moto dentro do regulamento da competição, como já fazem marcas Honda, KTM, Husqvarna, Hero e GasGas

Veja também:

 

MV e suas ‘motos do Dakar’

Atualmente, o lineup da MV Agusta tem dois modelos inspirados na antiga Cagiva Elefant 900, que representam a marca no nicho das big trail. São as Lucky Explorer 9.5 e  Lucky Explorer 5.5.

Publicidade

Além do conceito, as marcas homenageiam a antiga italiana até no nome. Afinal, as Cagiva dos anos 1990 eram patrocinadas pela marca de cigarros Lucky Strike, famosa pela cores branca e vermelha, que deu origem ao ‘Lucky Explorer’ usado nas novas aventureiras.

mv agusta lucky explorer

As Lucky Explorer nasceram inspiradas em lendas do Dakar como a Cagiva Elefant 900 e já fazem sucesso nas lojas

Resumidamente, a Explorer 9.5 é a irmã mais poderosa. É movida por um motor de 3 cilindros em linha e 933 cm³, que gera 125 cv de potência e 11 kgf.m de torque máximos. Já a 5.5 é a opção de entrada, com motor de 2 cilindros em linha e 554 cm³. Ela entrega ‘apenas’ 47 cv (e 5,2 kgf.m) para se encaixar na categoria A2 na Europa. Sucesso de vendas, os modelos somaram mais de 15 mil encomendas durante sua pré-venda, no início de 2022.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.