À medida em que o evento antecipa informações sobre a edição 2023, as fabricantes de motos também revelam novidades sobre o Dakar. Ou deixam vazar.

E foi assim que começou a surgir o assunto de que a MV Agusta pode estar planejando um ingresso no maior rali do mundo. Ou, talvez, um regresso. Isto porque a marca tem forte ligação com a Cagiva, bicampeã (1990 e 1994) da competição com a Elefant 900 – que, inclusive, inspirou novas big trail da MV.

mv agusta lucky explorer
A MV Agusta parece estar cada vez mais perto do segmento de aventura. Depois de lançar as big trail Lucky Explorer, italiana cogita voltar ao rali Dakar

 

MV Agusta e a ‘volta’ ao Dakar

A história da Cagiva (hoje sob o guarda chuvas da marca MV Agusta) no Dakar é gloriosa, com 11 pódios conquistados entre 1990 e 1997. Teve direito até a dois títulos e uma dobradinha, em 1994, quando o italiano Edi Orioli e o espanhol Jordi Arcarons conquistaram os dois lugares mais altos do pódio.

cagiva elefant 900 dakar mv agusta 2
Cagiva Elefant 900 iveu tempos dourados no Dakar, conquistando 11 pódios nos anos 1990

Agora os tempos dourados podem voltar. Nas últimas semanas os rumores de que a MV Agusta vai criar uma equipe própria para a competição ganharam força. Além disso, representantes do Dakar teriam se encontrado com gestores da fabricante para apresentar informações sobre a edição 2023.

Se a marca realmente confirmar sua participação será uma grande supresa para amantes do off road de todo o mundo, pois este é um nicho em que a MV Agusta ainda não atua. Apesar de ter lançado duas big trail no ano passado, a marca precisará desenvolver novas motos compatíveis com o regulamento atual do rali – monocilíndricas e com até 450cc, por exemplo.

Jose Ignacio Cornejo Florimo Honda Dakar 2021
Para participar do Dakar a MV Agusta vai precisar desenvolver uma nova moto dentro do regulamento da competição, como já fazem marcas Honda, KTM, Husqvarna, Hero e GasGas

Veja também:

 

MV e suas ‘motos do Dakar’

Atualmente, o lineup da MV Agusta tem dois modelos inspirados na antiga Cagiva Elefant 900, que representam a marca no nicho das big trail. São as Lucky Explorer 9.5 e  Lucky Explorer 5.5.

Além do conceito, as marcas homenageiam a antiga italiana até no nome. Afinal, as Cagiva dos anos 1990 eram patrocinadas pela marca de cigarros Lucky Strike, famosa pela cores branca e vermelha, que deu origem ao ‘Lucky Explorer’ usado nas novas aventureiras.

mv agusta lucky explorer
As Lucky Explorer nasceram inspiradas em lendas do Dakar como a Cagiva Elefant 900 e já fazem sucesso nas lojas

Resumidamente, a Explorer 9.5 é a irmã mais poderosa. É movida por um motor de 3 cilindros em linha e 933 cm³, que gera 125 cv de potência e 11 kgf.m de torque máximos. Já a 5.5 é a opção de entrada, com motor de 2 cilindros em linha e 554 cm³. Ela entrega ‘apenas’ 47 cv (e 5,2 kgf.m) para se encaixar na categoria A2 na Europa. Sucesso de vendas, os modelos somaram mais de 15 mil encomendas durante sua pré-venda, no início de 2022.

Vinheta Instagram 8

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio