A disputa no segmento dos scooter está pegando fogo. Se há apenas 2 meses a Honda apresentou a terceira – e interessante – geração do PCX, a Yamaha não perdeu tempo e já lançou o NMax 2023. Mas será que ele é melhor que o principal, e renovado, concorrente?
Antes de mostrar o novo NMax, vale pincelar como está esse nicho dos scooter. Se em 2016 ele representava menos de 4% dos emplacamentos de motos no Brasil, seis anos depois já beira os 10%. Ou seja, a cada 10 motos vendidas no país, 1 é scooter. Assim fica fácil entender porque as marcas estão digladiando por seus espaços neste borbulhante segmento, não?

Novo NMax 2023: o que ele tem e o PCX, não
Em 2023, o principal scooter da Yamaha no Brasil passa a se chamar NMax Connected, adotando recursos já vistas em outros mercados. Assim, sua maior novidade é um sistema de conectividade, que você pode saber como funciona abaixo. E isso é a primeira coisa que o Yamaha tem e o Honda não, mas há mais.
O segundo item da lista é a suspensão traseira ajustável. Mas não se anime, é apenas uma mudança simples na pressão da pré-carga da mola, que pode ser mais soft (padrão) ou rígida, com uma pegada esportiva que ainda não tínhamos até aqui.
A terceira exclusividade do NMax 2023 em relação ao PCX é uma velha conhecida de todos. Estamos falando do freio ABS nas duas rodas. Apesar do Honda estar disponível em 3 versões, nenhuma tem o sistema de forma integral – na CBS há freios combinados, enquanto nas ABS e DLX há anti travamento apenas na dianteira.
Como é o novo Yamaha Nmax Connected
Vamos ver de forma breve quais são as novidades do NMax Connected em relação ao modelo vendido no Brasil até 2022. A maior mudança está no sistema de conectividade, assim como na suspensão traseira com ajuste. Além disso, ele passa a contar com controle de tração, pneus Diablo Scooter (nas mesmas medidas de antes) e novas opções de cores e grafismos.
No restante, ele mantém os elementos já conhecidos. Entre eles o motor de 155 cm³ com sistema VVA. Ele gera 15,4 cv de potência a 8.000 rpm e 1,4 kgf.m de torque, a 6.500. O câmbio continua sendo o CVT e o tanque de combustíveis, de 7,1 litros.
Além disso, o NMax 2023 segue equipado com tomada 12V, porta objetos e um bom espaço sob o banco. Também possui sistema start stop, painel digital completo, ampla área para os pés e smart key. Para fechar, há farol e lanterna em LED.
Como funciona o sistema de conectividade do novo NMax
Agora sim, vamos à grande novidade do novo NMax. O sistema conecta a moto com o smartphone do piloto através do aplicativo Yamaha Motorcycle Connect, via bluetooth, disponível para Android e iOS. A partir daí ele oferece uma série de informações, como:
* Status da vida útil do óleo do motor e bateria;
* Registro (mensal ou diário) dos trajetos percorridos;
* Onde o scooter foi estacionado pela última vez;
Outro recurso legal é exibir no painel do scooter um alerta todas as vezes em que o smartphone receber alguma notificação ou ligação. Além disso, também é possível registrar, salvar e compartilhar (por WhatsApp, por exemplo) as rotas preferidas.
Para fechar, mais um recurso. Com o Revs Dashboard o aplicativo mostra informações sobre rotações por minuto e ângulo de abertura do acelerador num trecho específico do total percorrido. Ainda, alguns dados (como o consmo) podem ser comparados entre usuários do NMax de todo o mundo, criando uma espécie de rede social.
Quanto custa o NMax 2023
Tudo bem que o NMax (assim como o PCX, verdade seja dita) já era um bom produto e que vê-lo sendo refinado é legal. Mas é agora que vem a melhor parte: o NMax 2023 não teve aumento de preço – e também manteve a garantia de 4 anos e o programa Revisão Preço Fixo.
Ou seja, o NMax Connected tem o mesmo preço sugerido do modelo 2022, sem conectividade, suspensão com ajuste, controle de tração e outros mimos. Assim, ele custa R$ 19.690 na versão padrão e R$ 19.990 na cor especial, Matt Grey. Nas lojas, a geração anterior era encontrada por aproximadamente R$ 21.868 (Fipe).
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Veredito: novo NMax 2023 é melhor que o PCX 160?
Ainda é cedo para taxar qual é o melhor scooter do Brasil – ainda mais que sequer andamos no novo NMax, algo que deve rolar nos próximos dias. Mas é fato que o segmento está borbulhando, que interessantes atualizações não param de chegar… e que a Yamaha acaba de anular uma das principais vantagens do novo PCX, a exclusividade no controle de tração.
Hoje o NMax tem 3 recursos ausentes no Honda: sistema de conectividade, suspensão traseira com ajuste na pré-carga da mola e freio ABS nas duas rodas. Já o PCX ataca com alarme de série, um pouco mais de potência (16 cv contra 15,4 cv) e mais opções de versões – incluindo com freios combinados, mais simples e acessíveis. Já os preços são bem próximos. Nas lojas, o PCX DLX custa cerca de R$ 21.750, enquanto o NMax sai por aproximadamente R$ 21.868 (Fipe).
No restante, ambos compartilham uma série de recursos, como: smartkey, luzes em LED, painel completo, computador de bordo, controle de tração, sistema start stop, tomada (12V ou USB), bom espaço sob o banco, ampla área aos pés.
Dito isso… qual o melhor scooter de 2023, PCX ou NMax? Eles são tão próximos em propostas e tão equivalentes em recursos que uma resposta segura para a questão só pode vir depois de um bom teste comparativo, algo que teremos em breve.