A KTM pode ter câmbio semiautomático em sua próxima moto big trail. Seguindo algo semelhante ao já visto na Honda Africa Twin DCT, a fábricante austríaca já teve o pedido de patente da novidade registrado. Saiba mais do que vem por aí.
KTM terá câmbio semiautomático em moto big trail
O pedido de patente da KTM, registrado no exterior, é especificamente para uma trava de caixa de câmbio. Um sistema que impede que a transmissão gire e funciona essencialmente como um freio de estacionamento. No entanto, o documento deixa claro que se destina a ser usado em uma moto semiautomática.
Em resumo, o documento trata de uma novidade para ser usada com embreagem centrífuga. Isso mesmo, aquele tipo que você normalmente encontra em uma CUB, como a Honda Biz. Sistema que desacopla automaticamente o motor da transmissão em baixas rotações.
O documento também aponta que, embora as seis marchas dentro da caixa sejam convencionais, elas devem ser engatadas usando um “motor de mudança” elétrico. Com isso, a ideia deve combinar uma transmissão convencional com uma embreagem centrífuga.
A italiana MV Agusta, por exemplo, já oferece motos com a embreagem centrífuga Rekluse – que aliada a um up/down quickshifter dispensa o uso do manete da embreagem. Algo de princípio semelhante, mas bem mais refinado que na referida popular CUB Biz.
Além disso, o projeto da KTM tem a adição de mudanças eletrônicas – seja por alavanca de pé ou botão de pressão. Isso garantiria uma integração perfeita do câmbio de marchas e do gerenciamento do motor e, permitiria às mudanças de marcha mais suaves possíveis.
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Big trail 1290 Super Duke R semiautomática!
Os desenhos de registro da patente não deixam dúvidas! A KTM pretende usar a novidade junto ao motor de 1301cc LC8 V-twin. Desta forma, a linha de modelos ‘1290’ é que deve ganhar o câmbio semiautomático: 1290 Super Duke R, 1290 Adventure e Brabus 1300 R.
E como o propulsor tem até 180 cv disponíveis, uma moto semiautomática usando o grande LC8 V-twin certamente seria o modelo de produção mais potente a usar uma embreagem centrífuga e transmissão semiautomática.
Seria também especial para a big trail KTM 1290 SuperAdventure, modelo que chegou recentemente ao Brasil e compete diretamente com a Honda CRF 1100 Africa Twin – que já tem a praticidade da opção de câmbio DCT.