Publicidade

KTM vai deixar de fornecer motores para MotoGP

Os austr¡acos da KTM anunciaram que vÆo deixar de fornecer motores ao Team Roberts no Campeonato do Mundo de MotoGP.

A decisÆo foi tomada depois de cuidadosa considera‡Æo pela dire‡Æo da KTM, mas nÆo ter  efeitos na participa‡Æo da KTM em outras categorias do mundial.

Stefan Pierer, respons vel m ximo da KTM, confirmou que a companhia vai continuar a alinhar com equipes de f brica nos campeonatos do mundo de 125cc e 250cc.
Em 2006 a forma‡Æo de 250cc da KTM vai expandir-se a dois pilotos, fruto da bem sucedida estr‚ia da nova m quina que terminou em segundo lugar no GP da Inglaterra do mˆs passado.

Publicidade

A KTM quer tamb‚m tirar partido do sucesso da sua forma‡Æo de trˆs pilotos nas 250, onde tem vindo a dominar o campeonato com seus representantes entre os seis primeiros da classifica‡Æo. A KTM venceu j  cinco GP’s nesta ‚poca.
A decisÆo de terminar o fornecimento dos KTM 990cc V4 prende-se com v rios fatores, incluindo as altera‡äes dos regulamentos em 2007 para blocos de 800cc. Para 2005 o objetivo da KTM era fornecer motores a uma equipe totalmente operacional. O primeiro interesse da companhia era fornecer motores e nÆo suportar uma equipa de MotoGP com apoio de f brica da KTM.
O Team Roberts tinha liberdade para arranjar mais patrocinadores e custear o projeto. A KTM reconhece que nÆo se tem tratado de tarefa f cil. Para continuar a ajudar o projeto a KTM disponibilizou significativa verba bem acima dos custos de fornecimento de motores.

A KTM contatou e pagou o piloto Shane “Shakey” Byrne e concordou em suportar os custos dos pneus Michelin para a temporada de MotoGP. O or‡amento atual da KTM permite qualquer tipo de apoio financeiro nestas trˆs  reas – fornecimento de motores, contrato de piloto e custo de pneus.
A dire‡Æo da KTM tamb‚m considerou o impacto de um investimento em curto prazo na continua‡Æo do desenvolvimento do bloco de 990cc que ser  extinto no final de 2006. Para 2007 seria necess rio mais um significativo investimento para os novos motores de 800cc para o campeonato de MotoGP.
Por estas razäes e no esfor‡o de se concentrarem nos projetos de 125 e 250, a KTM decidiu cessar o fornecimento de motores de MotoGP. Tendo em conta as novas regras de 800cc qualquer envolvimento futuro no MotoGP ser  efetuado depois de profunda avalia‡Æo das exigˆncias da competi‡äes de forma a conseguir a melhor poss¡vel para a marca KTM.