Publicidade

Apesar da grande evolução das Yamaha nas últimas etapas – leia-se Fábio Quartararo (Yamaha #20) – não foi possível parar Marc Márquez (Honda #93). O espanhol mostrou na pista mais uma vez que é o melhor piloto da MotoGP na atualidade – quem sabe o melhor de todos os tempos – e conquistou com antecipação de 4 etapas o título de campeão da MotoGP em 2019. A vitória veio novamente na última curva com a ultrapassagem sobre Quartararo, desta vez no circuito de Chang, na Tailândia. E com ela ele garante o 6º título na categoria rainha da motovelocidade – o 8º mundial na carreira.

Marc Márquez celebra seu 6º título na MotoGP e o 8º no mundial de motovelocidade

Marc Márquez celebra seu 6º título na MotoGP e o 8º no mundial de motovelocidade

Márquez deixou claro que seu objetivo era chegar na frente de Andrea Dovizioso (Ducati #4), único piloto em condições de tirar o título das mãos do espanhol. Mas Dovi não conseguiu fazer pressão em nenhum momento e assistiu (de longe) a batalha entre as Yamaha de Quartararo e Maverick Viñales (#12) contra a Honda de Márquez. Aliás, os três largaram na primeira fila nesta ordem, mas Márquez tomou a segunda posição de Viñales e quase toca em Franco Morbidelli (Yamaha #21) na disputa para a primeira curva. Estava claro que o espanhol não iria se contentar em administrar sua posição à frente de Dovizioso apenas para garantir o campeonato.

A freada antes da última curva: Quartararo na frente, mas Márquez mudou o traçado e cruzou em primeiro

A freada antes da última curva: Quartararo na frente, mas Márquez mudou o traçado e cruzou em primeiro

Publicidade

Ciente de que Dovizioso não o ameaçava, Márquez concentrou-se na perseguição a Quartararo, que imprimiu ritmo forte. Maverick Viñales desistiu da briga pela ponta e manteve distância confortável até o final da prova na terceira posição. No segundo pelotão a disputa ficou para Valentino Rossi (Yamaha #46), as Suzuki de Alex Rins (#42) e Joan Mir (#36), além de Franco Morbidelli. Dovizioso manteve a quarta posição sem ser incomodado.

Márquez: showtime

A partir da metade da corrida, Márquez começou a colocar pressão, forçando voltas mais rápidas consecutivas, tanto de Quartararo quanto de Viñales, que vinha atrás mas muito próximo. Mais algumas voltas na pressão e já era tempo de definição. Na volta 23, Márquez avançou, mas tomou o “X”. Veio a volta final e Márquez repetiu a manobra, desta vez com sucesso, deixando Quartararo atrás por toda a volta. Parecia que Márquez sabia da manobra do francês e não se incomodou que ele o ultrapassou na freada da última curva. Márquez não impôs disputa, mudou o traçado e deu o “X” de troco para receber a bandeirada na frente e sair para o abraço. A próxima etapa da MotoGP será no dia 20 de outubro, no Japão.

Quartararo exibe as "marcas" da disputa: ousadia e competitividade da jovem revelação prometem grandes disputas adiante

Quartararo exibe as “marcas” da disputa: ousadia e competitividade da jovem revelação prometem grandes disputas adiante

Classificação final da etapa da Tailândia

1. Marc Márquez (Repsol Honda Team)
2. Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT) +0.171
3. Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha MotoGP) +1.380
4. Andrea Dovizioso (Ducati Team) +11.218
5. Alex Rins (Team SUZUKI ECSTAR) +11.449
6. Franco Morbidelli (Petronas Yamaha SRT) +14.466
7. Joan Mir (Team SUZUKI ECSTAR) +16.729
8. Valentino Rossi (Monster Energy Yamaha MotoGP) +19.162
9. Danilo Petrucci (Ducati Team) +23.425
10. Takaaki Nakagami (LCR Honda IDEMITSU) +29.423

Publicidade

Classificação da MotoGP 2019

1. Marc Márquez – 325 pontos
2. Andrea Dovizioso – 215 pontos
3. Alex Rins – 167 pontos
4. Maverick Viñales, 163 pontos
5. Danilo Petrucci – 162 pontos
6. Valentino Rossi – 145 pontos
7. Fabio Quartararo – 143 pontos
8. Jack Miller – 119 pontos
9. Cal Crotchlow – 102 pontos
10. Franco Morbidelli – 90 pontos

vinheta_motogp

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.