Publicidade

A MotoGP se prepara para uma maratona pela Europa, que deve durar até meados de setembro – visto que a etapa do Cazaquistão não irá mais ocorrer. Dessa forma, a MotoGP da Espanha, dos dias 28 a 30, abre uma longa sequência de provas,

Assim, a quarta etapa da temporada chega para o circuito de Jerez de La Fronteira, um dos mais tradicionais do calendário. Confira os dias, horários e a programação completa.

MotoGP da Espanha: Jerez Ángel Nieto

A MotoGP da Espanha volta para a pista Jerez Ángel Nieto, que homenageia o piloto com mais vitórias nesse traçado, localizado em Jerez de La Fronteira. Dessa forma, é um traçado que desafia a mecânica das motos, em arrancadas e frenagens constantes ao decorrer dos mais de 4 mil metros de pista.

Circuito do MotoGP da Espanha

Publicidade

Além disso, com curvas de baixa, média e alta velocidade, os pilotos não possuem muitos espaços de retas para “respirar”. De modo que, o traçado oferece diversos pontos de disputas e ultrapassagens, o que torna essa pista interessante para quem assiste. Outro ponto característico dessa prova é o clima quente, quase desértico do local, que proporciona asfalto quente e por consequência, mais desgaste nos pneus.

Circuito Jerez de La Fronteira

Circuito Jerez de La Fronteira – MotoGP da Espanha

Circuito Jerez De La Fronteira

Extensão: 4.428 metros
Curvas: 13
Volta mais rápida: 1:38.051 ( Marc Márquez, Honda, 2019)
Maior Vencedor: Ángel Nieto, 11 vitórias
Primeira etapa do Mundial: 1950 (Vencedor, Nello Pagani)

Publicidade

Francesco Bagnaia vai em busca da segunda vitória

Em 2022, em uma ocasião em que ainda não era o claro postulante ao título, o italiano Francesco Bagnaia saiu com a vitória no MotoGP da Espanha, deixando o então campeão Fabio Quartararo em segundo. Agora, o atual campeão defende seu posto de vencedor em Jerez, para também busca a liderança da tabela de classificação, atualmente com Marco Bezzecchi.

Reforço ainda para a Ducati nesta etapa, que deve contar com o retorno de Enea Bastianini, e ter de volta o seu time titular de pilotos. Dessa forma, Bastianini vai em busca dos seus primeiros pontos na temporada, que até o momento passou em branco e ocupa o último lugar na tabela de classificação. A pontuação dos dois pilotos é importante também para a classificação no campeonato por equipes.

Classificação geral após 3 etapas na MotoGP

  1. Marco Bezzecchi, 50 (pontos)
  2. Francesco Bagnaia, 41
  3. Johann Zarco, 35
  4. Alex Marquez, 33
  5. Maverick Viñales, 32
  6. Jack Miller, 25
  7. Brad Binder, 22
  8. Jorge Martin, 22
  9. Franco Morbidelli, 21
  10. Fabio Quartararo, 18
  11. Luca Marini, 15
  12. Alex Rins, 13
  13. Aleix Espargaró, 12
  14. Augusto Fernandez, 8
  15. Marc Márquez, 7

Márc Marquez de fora do MotoGP da Espanha

Embora seja um MotoGP da Espanha, a principal estrela espanhola Márc Marquez não estará na pista. Isso porque o piloto realizou uma cirurgia na mão direita após a etapa de Portugal e decidiu em acordo com a equipe médica que não deve retornar por agora. Assim, a expectativa é de que o piloto esteja recuperado para o MotoGP da França. Portanto, para substituir o espanhol, a Honda convocou Iker Leucona, que já esteve na MotoGP, mas hoje corre pela WBSK.

Publicidade
MotoGP da Espanha

Márc Marquez com o braço engessado

Diogo Moreira na liderança da Moto3

Também haverá disputa nas demais categorias do Mundial. Assim, a etapa da Espanha será também uma boa oportunidade para apoiar o garoto Diogo Moreira na Moto3, atualmente dividindo a liderança do campeonato com o espanhol Daniel Holgado. Além disso, o brasileiro vem de uma boa sequência na temporada, com dois pódios e um quarto lugar.

Diogo Moreira

Diogo Moreira na pista de Portimão

Veja também:

Programação da MotoGP da Espanha

Sexta-Feira (treinos livres):
4h – Moto3
4h50 – Moto2
5h45 – MotoGP
8h15 – Moto3
9h05 – MotoGP
10h – Moto2

Sábado (treinos livres):
3h40 – Moto3
4h25 – Moto2
5h10 – MotoGP

Sábado (classificatórios)
5h50 – MotoGP
7h50 – Moto3
8h45 – Moto2

10h – MotoGP (Corrida Sprint)

Domingo (corridas):
7h – Moto3
8h15 – Moto2
10h – MotoGP

Os eventos contam com transmissão oficial ao vivo nos canais ESPN 4 e serviço de streaming, Star+.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.