O mercado das populares motos street de 150/160cc está movimentado. Novidades não param de chegar para rivalizar com o modelo topo de linha da moto mais vendida do Brasil, Honda CG 160 Titan. Estamos falando da recém-lançada Yamaha Fazer FZ15 e da já aguardada Bajaj Pulsar NS 160.
Qual a melhor moto 150/160cc?
A Honda CG 160 Titan é uma velha conhecida do mercado nacional e atualmente é a versão topo de linha da CG, que ainda conta com as Fan, Cargo e Start. No entanto, novos lançamentos querem reduzir a margem da líder do segmento.
A concorrente Yamaha lançou nesta semana a novíssima Yamaha Fazer FZ15. O modelo tem motorização de menor cilindrada frente a rival, aposta em um conjunto recheado de itens e visual que remete a Fazer de 250cc.
Outra rival que chega em breve no Brasil é a Bajaj Pulsar NS 160. A motocicleta entrou em pré-venda nesta semana, como o modelo de entrada da marca indiana. A Bajaj faz sua estreia no mercado nacional de motocicletas nos próximos meses. Desta forma, o conjunto e preço do modelo ainda deve ser confirmado em breve para o país.
Mas e agora, qual a melhor moto 150cc?
Enquanto não temos as três motos reunidas, vamos conferir o que cada uma promete em sua lista:
Ficha técnica | Honda CG 160 Titan | Yamaha Fazer FZ15 | Bajaj Pulsar NS 160 |
Motor | Monocilíndrico 162,7 cc – OHC | Monocilíndrico 149 cc – SOHC, 2 válvulas | Monocilíndrico 160.3 cc – SOHC 4 válvulas |
Arrefecimento | Refrigeração a ar | Refrigeração a ar | Refrigerado a óleo |
Alimentação | Gasolina/Etanol | Gasolina/Etanol | Gasolina |
Potência | 14,9 cv (gasolina) 15,1 cv (etanol) ambos a 8.000 rpm |
12,2 cv (gasolina) 12,4 cv (etanol) ambos a 7.500 rpm |
17.2 cv a 9.000 rpm |
Torque | 1,40 kgf.m (gasolina) 1,54 kgf.m (etanol) ambos a 7.000 rpm |
1,3 kgf.m (gasolina) 1,3 kgf.m (etanol) ambos a 6.000 rpm |
1,46 kgf.m a 7250 rpm |
Câmbio | 5 velocidades | 5 velocidades | 5 velocidades |
Comprimento | 2032 mm | 2000 mm | 2017 mm |
Largura | 745 mm | 780 mm | 803.5 mm |
Altura | 1087 mm | 1080 mm | 1060 mm |
Entre-Eixos | 1315 mm | 1330 mm | 1372 mm |
Iluminação | Lampadas halogenas | Farol, luz de posição e lanterna em LED |
Lanternas e piscas traseiros em LED |
Altura do assento | 790 mm | 790 mm | 805 mm |
Tanque | 16,1 L | 11,9 L | 12 L |
Freio Dianteiro | Disco de 240 mm | Disco de 282 mm | Disco de 260 mm |
Freio Traseiro | A tambor / 130 mm | Disco de 220 mm | Disco de 230 mm |
ABS | Não | Roda dianteira | Roda dianteira |
Pneu e roda Dianteira | 80/100 -18 | Pirelli Diablo Rosso II 100/80 R17 M/C 52H(R) Tubeless | 90/90 -17 49 P sem câmara |
Pneu e roda Traseira | 100/80 -18 | Pirelli Diablo Rosso II 140/60 R17 M/C 63H(R) Tubeless | 120/80 -17 61 P sem câmara |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico, curso de 135 mm |
Garfo telescópico, curso de 130 mm |
Garfo telescópico, curso de 130 mm |
Suspensão Traseira | Dois amortecedores, curso de 106 mm |
Balança traseira tipo Monocross, curso de 120 mm |
Nitrox monoshock, curso de 120 mm |
Peso | 117 kg peso seco | 125 kg a seco | 151 kg em ordem de marcha |
Cores | Prata Metálico, Cinza Metálico e Vermelho Perolizado |
Midnight Black, Racing Blue e Magma Red (preto, azul e vermelho) |
Satin Blue, Burnt Red, Metallic Pearl White e Pewter Grey (azul, vermelho, branco e cinza). |
Preço | Sugerido: R$ 15.060
FIPE: R$ 18.319 |
Sugerido: R$ 16.990
FIPE: ainda não aferido |
Ainda não divulgado ao Brasil. Na índia, são 123.750 rúpias (R$ 7.900 em conversão |