A Honda Bros todos conhecemos bem. A NXR está presente no mercado há mais de 20 anos, começou com motor de 125 cc e hoje é movida por um 160 cc. É alta, estreita e resistente. Mas e a nova moto trail de 150 cc apresentada pela marca no exterior nesta semana, é melhor que brasileira? Conheça a XR 150L 2023.
Melhor que a Honda Bros? Nova XR 150
A XR150L 2023 foi anunciada como uma nova moto trail da Honda, nos Estados Unidos. O modelo, assim como a Bros 160 nacional, chega com a proposta de uma motocicleta de uso misto e conjunto simples. Na verdade, é uma nova geração de um modelo encontrado em muitos outros mercados (inclusive da América do Sul), baseada na antiga Honda Bros 150 cc brasileira.
Essa pequena aventureira é movida por um motor monocilíndrico, de 149 cc, OHC de refrigeração a ar, muito semelhante ao das antigas CG e Bros 150 vendidas aqui. Embora os números de potência não sejam divulgados, muito provavelmente tem os mesmos 11.7 cv e 1,2 kgf.m de torque da versão presente na Colômbia.
O câmbio é de 5 marchas e devido a regras de emissões de poluentes ainda permitirem, a XR150L ainda tem motor carburado nos Estados Unidos! Nas suspensões, a moto tem garfo de 31 mm de diâmetro na dianteira.
Enquanto a traseira conta com sistema pro-link com monoamortecedor ajustável na pré-carga. Ou seja, ponto para a importada, pois a Bros 160 ainda não tem a confortável configuração de link. Já a frenagem da XR tem disco de 240 mm na dianteira e traseira a tambor. Saiu perdendo aqui para a nossa nacional, com disco nas duas rodas…
A XR 150L tem conjunto com peso de 127,9 kg e conta com roda raiada de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira. De série, a trail vem com o pequeno, mas prático suporte bagageiro de metal na traseira.
Veja também:
- XR 250 Tornado: o sucesso que a Argentina ‘robou’ do Brasil
- Honda XR 250: review, fotos e ficha técnica da Tornado
- Nova Tornado 650 de 4 cilindros!
Preço da moto nos EUA
De fato, a Honda XR 150L possui um pacote bem mais simples e acanhado que a nacional Bros 160. No entanto, mesmo em países desenvolvidos como os Estados Unidos, o diferencial desse tipo de produto é seu preço acessível e versatilidade de uso.
Com isso, a XR 150L desembarca nos EUA nas opções de cores preta e branca, custando o preço a partir de 2.971 dólares. Ou seja, muito acessível, estando entre as motos mais baratas da marca por lá. Para comparação, uma PCX custa 3.900 dólares, enquanto uma CRF 300L parte dos 5.400 dólares.
Enquanto isso, a NXR 160 Bros segue à venda por aqui, com preço sugerido de R$ 17. 960. Nas lojas, segundo a FIPE, é encontrada por aproximadamente R$ 21.731.