Publicidade

A Dafra anunciou o fim da parceria com a marca indiana TVS. Desta forma, a Apache RTR 200, fruto da colaboração, saiu de linha. Entretanto, a brasileira já pode ter uma moto para lhe representar no segmento das ‘street premium’.

Apache 200, Dafra, TVS e Sym

A operação da brasileira Dafra é baseada em parcerias com grandes marcas do exterior, de quem a brasileira importa, monta e representa produtos. Com o fim do trabalho com a TVS, a Apache deixou de ser produzida há alguns dias em Manaus (AM). E, agora, a Dafra irá no desenvolvimento de novos negócios com a já aliada SYM, de Taiwan.

apache 200

Apache 200 foi a última descendente da parceria Dafra e TVS. Agora, brasileira focará nos modelos SYM

 

Publicidade

Dafra e Sym são parceiras de longa data. Trabalham juntos há mais de 14 anos, ofrecendo modelos como Citycom 300, Cruisym 300 e NH 190. Aliás, é a trail que deve ‘apontar’ uma substituta para a Apache RTR 200.

 

Moto que irá substituir a Apache RTR 200

A Dafra ainda não anunciou oficialmente qual será a substituta da Apache. Porém, indícios apontam que ela irá aproveitar o sucesso da trail NH 190, seu produto mais vendido atualmente. Assim, irá oferecer a ‘variação street’ do modelo.

 

Publicidade

 

NHX é melhor que apache 200

Estamos falando da NHX 190i, já conhecida em muitos mercados. Ela compartilha diversas peças com a NH190, incluindo o motor. Assim, é movida pelo mesmo monocilíndrico arrefecido a líquido de 183 cm³, que produz potência de 18 cv a 8.500 e 1,6 kgf.m de torque a 7.500 rpm – junto do câmbio de 6 marchas.

No entanto, o motor é envolto por uma roupagem ao estilo naked na NHX. Nada da grande carenagem e farol fixo da trail NH. Ao invés disso, exibe uma dianteira com farol preso à mesa (que vira junto do guidão), carenagens pequenas e rodas de 17 polegadas.

Publicidade

Entretanto, entre as semelhanças, além do motor, podemos elencar o conjunto full-LED, tanque com capacidade para 11 litros, carregador USB e painel digital completo. Contudo, curiosamente, elas têm até o mesmo peso: 141 kg a seco.

Mais barata, NHX também é mais simples que Apache 200. Ainda assim, tem motor de 18 cv, iluminação full-LED e tomada USB

Veja também:

Vai ser uma moto barata da Dafra?

Embora a NHX 190i não seja conhecida no Brasil, ela já é vendida em países vizinhos. É o caso da Colômbia, segundo maior mercado da América do Sul, onde é trazida por uma subsidiária direta da SYM.

NHX costuma ser mais barata que sua ‘irmã trail’, NH 190. Assim, deve custar cerca de R$ 16 mil no Brasil

E é de lá que vem uma boa notícia. A NHX costuma ter preço abaixo da NH 190. Nos ‘vizinhos’, a naked custa 12 milhões de pesos (cerca de R$ 15 mil em conversão direta), enquanto a trail sai por 14 milhões. Uma diferença de 14%. No Brasil, a NH 190 tem preço sugerido de R$ 17.990, enquanto a Apache 200 ABS saía por R$ 18.490.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]