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À prova do tempo! Conheça a moto Honda que mantém sua receita há três décadas, permanecendo nas lojas do exterior há 31 anos sem qualquer mudança profunda. E agora parece que ela foi atualizada para 2024, será?

Uma moto Honda que (quase) não muda

A trail XR 650L 2024 é ‘novidade’ nos Estados Unidos. Sim, estamos falando do ícone no segmento de uso misto, apresentado ao mundo pela primeira vez em 1993.

XR 650L

XR 650L modelo 2024 já chegou nos EUA

O motor é um monocilíndrico SOHC de 644 cc refrigerado a ar e ainda com o “rupestre” carburador. Aliás, a usina da XR 650L ainda tem o cabeçote com comando simples, mas com quatro válvulas radiais – RFVC (Radial Four Valve Chamber) – como na antiga XLX 350R vendida no Brasil nos anos 1980. Assim, entrega 31 cv de potência e 3,5 kgf.m de torque máximos.

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Além disso, a moto Honda trail americana tem o mesmo chassi que os modelos anteriores. A moto também mantém o disco de freio de 256 mm na frente e disco de 220 mm na traseira. Tudo sem ABS ou qualquer tecnologia de assistência, claro.

XR 650L

Nada mudou, nem o velho painel…

A ficha técnica segue com garfo dianteiro e suspensão Pro-link atrás, ambas da Showa e com ajuste de compressão e retorno. Sim, um lapso de modernidade no projeto. Já as rodas seguem com foco no off-road, com tamanho de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas nas traseiras.

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Atualizada para 2024?

Para quem já viu a XR650L dos anos anteriores, a mudança no conjunto pode ter passado despercebida, mas está lá. Para 2024, a moto Honda recebe apenas uma pequena atualização de estilo visual.

XR 650L

Legislação mais branda dos EUA permite que a XR 650L ainda carburada seja vendida por lá

Agora, listras vermelhas e azuis no tanque substituem o vermelho e preto – visto há anos no tanque com capacidade para 12,7 litros. Embora não pareça grande coisa, a novidade mesmo é que a moto segue em linha.

 

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Quanto custa a moto Honda XR 650 L

Em 2024, esta moto Honda está à venda em pouquíssimos países. Entre eles estão os Estados Unidos, que tem legislação de emissões muito mais branda que as europeias, japonesas ou brasileiras. Por lá, a XL 650 R custa 6.999 dólares. Valor bem próximo ao de uma CB 500 X, negociada a 7.200 dólares. Em conversão direta, equivale a R$ 34.800.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]