Uma nova era do off road vem aí. Com o desenvolvimento de novas motocicletas elétricas, estamos perto de ver produtos muito mais potentes e leves que as atuais motos de motocross à gasolina. O futuro é silencioso e está chegando rápido.
Nesta semana uma empresa da Eslovênia apresentou um novo produto para uso em pista. É a Flux Primo, eletrificada que entrega 85 cv de potência máxima (cerca de 30% a mais que as motos topo de linha a combustão atuais, como KTM, Honda e Yamaha). Detalhe: ela não está sozinha.
Moto de moto motocross: elétrica é mais potente
Antes da Flux já conhecemos outros produtos tão interessantes quanto. No final do ano passado surgiu a Varg, da Suécia, que logo ficou conhecida como ‘a moto de motocross mais potente do mundo‘. Não é de se estranhar que ela se tornado um best seller de um dia para outro, comercializando mil motos em menos de 24h.
Mas o título da Varg está prestes a ficar para trás, afinal a sueca entrega ‘apenas’ 80 cv, enquanto a novidade eslovena gera 85 cv. Para comparação, uma moto de competição a gasolina com 450cc não entrega mais de 65 cv. Sem falar na diferença absurda de torque das elétricas sobre as de combustão.
Como é a nova moto elétrica off road
A Flux Primo é movida por um motor elétrico que gera 85 cv de potência e inacreditáveis 76,4 kgf.m de torque. É cerca de 10x mais torque que uma moto de motocross de 450 cc gera atualmente! O modelo tem arrefecimento a líquido, pesa menos de 8 kg e possui um simulador de embreagem, para se tornar ‘mais familiar’ aos pilotos ainda acostumados com motos a gasolina.
Mas é bem verdade que o piloto precisa ter muita (muita!) perícia para usar mais de 80 cv numa pista off road. Além disso, a maioria dos traçados e ocasiões não irão lhe permitir usar toda a força deste motor. É por isso que o modelo pode ter seu desempenho personalizável em infinitos níveis, mais ou menos potentes, através de um aplicativo.
- Vídeo: funcionamento do motor elétrico
Outro destaque está em sua bateria removível, que requer menos de um minuto para ser substituída. Ela tem 6,7 kWh a 400 volts e marca 34 kg na balança. Entretanto, números de autonomia ainda não foram divulgados – na Varg são 35 minutos mesmo com desempenho total, suficiente para uma prova de off-road.
Para fechar o pacote, alguns componentes de grife. O chassi promete centro de gravidade baixo e é em alumínio. Já as suspensões usam componentes das maracs KYB e Ohlins, totalmente ajustáveis.
Veja também:
- Nova moto elétrica tem potência de esportiva e peso de Bros
- Agora vai: nova moto elétrica tem autonomia de bateria recorde
- Itália paga até R$ 20 mil para quem comprar uma moto elétrica 0km
Como comprar a nova moto de motocross elétrica
É agora que vem a ‘má notícia’. Esta moto de motocross elétrica ainda está em fase de desenvolvimento e, por enquanto, é apenas um protótipo. Por isso faltam informações importantes sobre a Flux Primo, como o peso total.
Seu lançamento deve ocorrer no decorrer do próximo ano. Certamente estará disponível na Europa e América do Norte, mas também pode ser levada para outros países, já que marca fala em oferecer o produto ‘em todo o mundo’. Quem sabe o Brasil esteja na lista.
O modelo já aceitas reservas em seu site e, segundo estimado pela própria Flux, deve custar cerca de 12 mil euros (aproximadamente R$ 62 mil, em conversão direta). Para comparação, é exatamente o mesmo preço médio da Stark Varg.