Publicidade

Uma nova era do off road vem aí. Com o desenvolvimento de novas motocicletas elétricas, estamos perto de ver produtos muito mais potentes e leves que as atuais motos de motocross à gasolina. O futuro é silencioso e está chegando rápido.

Nesta semana uma empresa da Eslovênia apresentou um novo produto para uso em pista. É a Flux Primo, eletrificada que entrega 85 cv de potência máxima (cerca de 30% a mais que as motos topo de linha a combustão atuais, como KTM, Honda e Yamaha). Detalhe: ela não está sozinha.

flux primo, nova moto de motocross eletrica

A Flux Primo ainda é um protótipo, mas mostra o quão poderosas serão as novas motos elétricas off road. São 85 cv e inacreditáveis 76 kgf.m de torque entregues por um motor de apenas 8 kg

 

Publicidade

Moto de moto motocross: elétrica é mais potente 

Antes da Flux já conhecemos outros produtos tão interessantes quanto. No final do ano passado surgiu a Varg, da Suécia, que logo ficou conhecida como ‘a moto de motocross mais potente do mundo‘. Não é de se estranhar que ela se tornado um best seller de um dia para outro, comercializando mil motos em menos de 24h.

stark varg, moto eletrica para off road

Esta é a Stark Varg, que há está à venda no exterior. Entrega 80 cv de potência, tem infinitos ajustes eletrônicos, pesa o mesmo que uma 450 cc a gasolina e custa ‘apenas’ 12 mil euros. Por isso está vendendo como pão quente

Mas o título da Varg está prestes a ficar para trás, afinal a sueca entrega ‘apenas’ 80 cv, enquanto a novidade eslovena gera 85 cv. Para comparação, uma moto de competição a gasolina com 450cc não entrega mais de 65 cv. Sem falar na diferença absurda de torque das elétricas sobre as de combustão.

Aqui uma leve e rápida KTM 450 SX-F, uma das mais fortes motos off road a gasolina do mundo. Apesar de todo o poder entregue por ela e concorrentes diretas, seus números são muito menores que das elétricas

Publicidade

 

Como é a nova moto elétrica off road 

A Flux Primo é movida por um motor elétrico que gera 85 cv de potência e inacreditáveis 76,4 kgf.m de torque. É cerca de 10x mais torque que uma moto de motocross de 450 cc gera atualmente! O modelo tem arrefecimento a líquido, pesa menos de 8 kg e possui um simulador de embreagem, para se tornar ‘mais familiar’ aos pilotos ainda acostumados com motos a gasolina.

moto de motocross eletrica

Nova elétrica off road também deve ter versão super moto, com rodas menores e pneus para asfalto

 

Publicidade

Mas é bem verdade que o piloto precisa ter muita (muita!) perícia para usar mais de 80 cv numa pista off road. Além disso, a maioria dos traçados e ocasiões não irão lhe permitir usar toda a força deste motor. É por isso que o modelo pode ter seu desempenho personalizável em infinitos níveis, mais ou menos potentes, através de um aplicativo.

  • Vídeo: funcionamento do motor elétrico

 

Outro destaque está em sua bateria removível, que requer menos de um minuto para ser substituída. Ela tem 6,7 kWh a 400 volts e marca 34 kg na balança. Entretanto, números de autonomia ainda não foram divulgados – na Varg são 35 minutos mesmo com desempenho total, suficiente para uma prova de off-road.

Para fechar o pacote, alguns componentes de grife. O chassi promete centro de gravidade baixo e é em alumínio. Já as suspensões usam componentes das maracs KYB e Ohlins, totalmente ajustáveis.

Veja também:

 

Como comprar a nova moto de motocross elétrica

É agora que vem a ‘má notícia’. Esta moto de motocross elétrica ainda está em fase de desenvolvimento e, por enquanto, é apenas um protótipo. Por isso faltam informações importantes sobre a Flux Primo, como o peso total.

flux primo, nova moto de motocross elétrica

A Flux Primo deve chegar ao mercado no próximo ano, mas interessados já podem fazer reservas. Seu preço final é estimado em 12 mil euros (cerca de R$ 62 mil)

Seu lançamento deve ocorrer no decorrer do próximo ano. Certamente estará disponível na Europa e América do Norte, mas também pode ser levada para outros países, já que marca fala em oferecer o produto ‘em todo o mundo’. Quem sabe o Brasil esteja na lista.

O modelo já aceitas reservas em seu site e, segundo estimado pela própria Flux, deve custar cerca de 12 mil euros (aproximadamente R$ 62 mil, em conversão direta). Para comparação, é exatamente o mesmo preço médio da Stark Varg.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza