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Você já deve ter ouvido falar da NR 750, certamente um dos produtos mais ousados quando falamos em moto Honda. Um modelo famoso pelo nada convencional motor V4 com pistões ovais e muito cobiçado, que teve apenas 300 unidades produzidas! Sua missão era clara: bater as poderosas motos 2T. Confira mais sobre essa história.

moto honda que fez história

A NR 750 foi uma curiosa tentativa de revolucionar o mercado das esportivas. Hoje, é uma das motos mais raras e valiosas da Honda

 

A icônica moto da Honda NR 750

A origem da Honda NR 750 e seu motor com pistões ovais remete à NR 500. Trata-se de uma moto de 4 tempos que nasceu com esse curioso propulsor diferente para encarar as mais potentes máquinas de 2 tempos nas competições de motovelocidade.

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Foi com esse legado da moto das pistas, que a NR 750 foi lançada em 1991, em edição limitada a 300 exemplares. Em teoria, seu motor com pistões ovais trazia uma série de vantagens e roncava alto, confira:

Os pontos positivos do propulsor, em teoria, eram mais espaço para mais válvulas e menos atrito interno, resultando em maiores velocidades. Mas na realidade, o resultado foi bem diferente…

Esse design trouxe problemas à vedação das câmaras de combustão. Além disso, os custos de peças da nova unidade eram bem maiores. Por exemplo, somente um dos cilindros duplos tem preço de cerca de 4.200 euros. Se isso já é uma boa grana hoje (mais de R$ 20 mil), imagine nos anos 1990.

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Uma das motos mais malucas da Honda, NR surgiu à frente do seu tempo

E se um dos cabeçotes de oito válvulas falhar, a conta é de 8.800 euros (R$ 48 mil). No entanto, não foi somente o preço e custos de peças da NR que impediu o sucesso da moto de carbono com 125 cv!

Motor V4 tinha pistões ovais, 32 válvulas e entregava 126 cv de potência

 

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Honda desistiu do projeto

Entendo que existiam alternativas mais rentáveis, a própria Honda aposentou o projeto da NR 750 ao investir na CBR 900 Fireblade. Seu motor maior e mais simples, de 4 cilindros em linha e 892 cm², entregava 3 cv a mais de potência. E com ele a esportiva custava um terço da 750. Era o fim da NR.

moto honda fireblade 92

Muito mais barata e tão potente quanto, a CBR 900 Fireblade foi a aposta da Honda no segmento das esportivas de rua. Deu certo

Por algum tempo elas até dividiram espaço nas lojas, mas a aceitação da CBR foi imbatível. Um exemplo: com custo benefício incomparável, o modelo vendeu 3 mil na Alemanha em 1992, contra apenas 14 da NR 750.

Veja também:

Uma moto Honda à frente do seu tempo

De fato, além do layout inusitado do motor V4 com os pistões ovais, 32 válvulas e velocidades extremas de mais de 15.000 rpm, a Honda NR 750 estava muito à frente de seu tempo.

moto honda nr 750

A NR 750 realmente parecia uma moto de competição… e isso era um problema. ‘Boa demais’ para as ruas, seu custo de manutenção astronômico levou ao fim precoce do modelo

Em outros detalhes, o modelo que foi uma das motos mais malucas da Honda, incluia injeção livremente programável de fábrica. Além disso, os melhores materiais foram usados no modelo NR: bielas de titânio, um corpo de carbono e painel com display digital.

A propósito, uma carenagem nova de fibra de carbono da moto custa 12.000 euros – mais de R$ 66 mil em conversão. Então; qual seria o preço de uma NR 750? Bem, um modelo na Austrália surgiu para venda há algum tempo.

NR 750

Há alguns meses uma unidade da NR surgiu para leilão, na Austrália. O preço dessa moto tão importante e rara? Mais de R$ 830 mil

E não estamos falando de qualquer uma das 300 unidades fabricadas. A moto em questão tinha apenas 5 km no hodômetro. O preço estava à altura da exclusividade: 235 mil dólares australianos, cerca R$ 830 mil em conversão direta!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]