Publicidade

A 15ª etapa do Campeonato do Mundo de Moto3™, disputada este domingo no Twin Ring Motegi, terminou com a vitória de Niccolò Antonelli (Ongetta-Rivacold), com Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) e Jorge Navarro (Estrella Galicia 0,0) a completarem o pódio de uma corrida que se viu reduzida a 13 voltas devido aos atrasos provocados pela neblina e chuva presentes no traçado nipônico durante as primeiras horas da manhã.

Niccolò Antonelli foi o vencedor da Moto3™ no Grande Prêmio do Japão

Niccolò Antonelli foi o vencedor da Moto3™ no Grande Prêmio do Japão

Isaac Viñales (RBA Racing), Zulfahmi Khairuddin (Drive M7 SIC) e o líder do campeonato Danny Kent (Leopard Racing) foram os três nomes que se seguiram na classificação, com o Top 10 a contar ainda com Enea Bastianini (Gresini Racing Team Moto3), Karel Hanika (Red Bull KTM Ajo), John Mcphee (SaxoPrint RTG) e Efrén Vázquez (Leopard Racing).

Na largada, Antonelli saltou para a liderança da corrida, seguido de Oliveira, Bastianini, Livio Loi (RW Racing GP), Viñales, Jakub Kornfeil (Drive M7 SIC), Brad Binder (Red Bull KTM Ajo) e Hiroki Ono (Leopard Racing), com o italiano a contar com quase um segundo de vantagem sobre o grupo no final da primeira volta.

Publicidade

Na segunda volta o grupo perseguidor era liderado por Loi, com o piloto da casa Ono, Oliveira e Viñales colados na sua roda. Pouco depois assistiu-se às quedas de Ono, Mizuno e Fenati, enquanto Bastianini era sétimo e Kent o 15º.

Antes da quinta volta Antonelli já tinha vantagem na casa dos quatro segundos e assinalava nova volta mais rápida. Loi foi o seguinte a ir ao chão, o mesmo se passando depois com Lorenzo Dalla Porta (Husqvarna Factory LaGlisse), isto enquanto Viñales, que era então terceiro, era relegado para quarto por Brad Binder.

Completadas nove das 13 voltas programadas Navarro cravava a volta rápida da corrida, com Antonelli intocável na frente e Oliveira e Binder nas restantes posições do pódio e Viñales na roda do sul-africano.

Enquanto isso, os dois primeiros da classificação geral, Bastianini e Kent, rodavam já em sétimo e 10º, respectivamente, situação que não servia ao britânico para assegurar o título. Pouco depois era a vez de Binder ir ao chão, o que deixava Viñales em terceiro a 1,4s de Oliveira na segunda posição. Quem também acabava por ir ao chão era Remy Gardner (CIP).

Publicidade

Nos momentos finais da corrida Kent chegava na cola de Bastianini, enquanto Viñales acabava por ser o piloto seguinte a ir ao chão na Curva 10, o que dava a Navarro o terceiro posto. Contudo, Viñales conseguiu levantar a moto e voltar à corrida para terminar em quarto. Na última volta Antonelli manteve a primeira posição para garantir a terceira vitória do ano, à frente de Oliveira e Navarro, enquanto Kent superava Bastianini.

Com a vitória Antonelli garantiu o título de construtores para a Honda, um título que a marca não ganhava desde 2001. Em termos de Campeonato, Kent continua líder com 244 pontos, seguido de Bastianini com 188 e do novo terceiro, Oliveira, com 179.

Situação do campeonato de Moto3™ faltando apenas 3 etapas:

Moto3_campeonato_11_10

Publicidade

Banner GP Dorna